Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Programação do Dia do Índio no Mangal tem a participação dos Kayapó

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/04/2015 15h57

Dezenove de abril foi o dia instituído para os brasileiros não esquecerem a importância dos índios, fortalecerem o respeito à cultura indígena e valorizarem a herança cultural deixada por eles. Mas o Dia do Índio é todo dia. Foi o que o público do Mangal das Garças pôde perceber neste domingo, 19. A programação do Teatrinho do Mangal celebrou a data com contação de mito indígena e a presença de um grupo de Kayapó, que puderam mostrar um pouco da sua cultura no parque zoobotânico.

Dentro da programação, a atriz Adriana Cruz apresentou a contação “A Lenda da Iara”, que mostrou como um dos principais mitos brasileiros originou-se dentro das tribos indígenas. Depois foi a vez de crianças e adultos Kayapó apresentaram danças típicas da etnia, convidando o público do Teatrinho a dançar junto e aprender a manifestação indígena. Os visitantes do Mangal puderam, ainda, comprar produtos artesanais confeccionados por eles e fazerem pinturas corporais com grafismo indígena.

Malu Móia, 8 anos, ficou encantada com a possibilidade de conhecer mais sobre os índios. “Muito legal, conheci um monte de coisa diferente, índios de verdade, o que é muito importante e interessante pra gente. Ainda aprendi mais sobre a lenda da Iara, que eu já sabia, mas agora foi de um jeito diferente”, contou a menina.

Para a mãe, a professora Kelly Moia, a programação é importante para valorizarmos as nossas origens: “Adorei conhecer mais sobre a cultura indígena e vê-los interagindo com a gente. Todo domingo que dá, a gente vem participar da programação do Mangal e é sempre assim, rica em aprendizado. Maravilhosa essa programação de hoje que promoveu o resgate das nossas raízes”.

A visita dos índios Kayapó surgiu de uma parceria da Organização Social Pará 2000, que administra o Mangal das Garças, com a Fundação Ipiranga. O Teatrinho do Mangal é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), em parceria com a OS. Acompanhe a programação do projeto pelo site: www.mangaldasgarcas.com.br.