Rede estadual investe na preparação de alunos ao Enem
Trezentos mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em Belém e municípios do interior do Estado recebem atenção especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento é feito com ações pedagógicas estratégicas, como a atuação de um grupo de professores organizando avaliações bimensais do desempenho dos alunos e a elaboração e distribuição do Guia do Estudante, que abrange, de forma detalhada, informações essenciais para os estudantes do ensino médio.
A intenção dos gestores e professores da Seduc é intensificar essa preparação, incluindo outros projetos nas escolas, a partir do fim deste mês de abril, como destaca a diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, em sintonia com o secretário de Educação, Helenilson Pontes, e a secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage.
Na semana passada, em reuniões setoriais na sede da Seduc, em Belém, gestores das unidades administrativas da secretaria – 20 Unidades Seduc na Escola (USEs) em Belém e 20 Unidades Regionais de Educação (UREs) no interior – receberam exemplares do Guia do Estudante e participaram do debate e encaminhamento de ações de reestruturação de escolas, propostas pedagógicas, transporte escolar, gestão, recuperação física de unidades escolares e outros serviço.
“Distribuímos esse guia estudantil, no qual você trabalha todo o conteúdo, todas as matrizes curriculares do Enem e o objeto de conhecimento dividido em bimestres. Essa publicação vai nortear o trabalho que o professor vai desenvolver na escola, de forma que o aluno será orientado sobre de que forma ele vai estudar de acordo com cada bimestre”, afirma Clara Yunes. “O aluno vai acompanhar passo a passo o trabalho do professor, com a orientação devida desse docente. Então, o Guia do Estudante é muito importante para que os gestores, os coordenadores pedagógicos possam se apropriar de todo o norteamento e conhecimento que esse Guia traz para o nosso trabalho na rede escolar”, assinala.
Além de trabalhar toda a matriz curricular de referência do Enem, e pelo fato de que instituições de ensino adotam o Exame como parâmetro para o ingresso de estudantes nos cursos ofertados, o Guia do Estudante traz a relação dessas instituições no Estado, cursos, percentuais de cotas e formas de ingresso no ensino superior.
“Essas reuniões aqui, em Belém, na Seduc, foram muito importantes, para que pudéssemos trocar ideias, discutir propostas. O lançamento desse Guia do Estudante quebra um paradigma dentro da Seduc e vai dar outro norte para o ensino médio. É uma iniciativa que possibilita ao aluno da escola pública possa vir competir por uma vaga no Enem com uma capacitação específica e abrangente. O guia faz parte de uma nova proposta curricular, é um avanço nessa preparação”, observa o gestor da USE 10 (abrangendo 21 escolas em Belém), Luiz Otávio Cardoso.
Avaliações – Ao longo do ano, um grupo de trabalho de dez professores atua em sintonia com os gestores na sede da Seduc e de USEs e UREs na formação dos estudantes para as provas do Enem. “Esses professores atuam no ordenamento de um banco de questões que vão compor as nossas avaliações unificadas que serão iniciadas a partir do encerramento da greve (dos professores). O nosso primeiro simulado, de Códigos e Linguagens, já está pronto, e já estamos trabalhando em cima do segundo simulado, de Ciências Humanas”, afirma Clara Yunes.
O grupo de professores da Seduc estuda novas estratégias para fortalecer a relação ensino-aprendizagem na preparação de estudantes ao Enem. Entre essas ações está o enfoque específico à redação, no contexto de incentivo à leitura e sequência de exercícios.