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Rede estadual investe na preparação de alunos ao Enem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/04/2015 14h15

Trezentos mil estudantes do 1º, 2º e 3º anos do ensino médio em Belém e municípios do interior do Estado recebem atenção especial da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na preparação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento é feito com ações pedagógicas estratégicas, como a atuação de um grupo de professores organizando avaliações bimensais do desempenho dos alunos e a elaboração e distribuição do Guia do Estudante, que abrange, de forma detalhada, informações essenciais para os estudantes do ensino médio.

A intenção dos gestores e professores da Seduc é intensificar essa preparação, incluindo outros projetos nas escolas, a partir do fim deste mês de abril, como destaca a diretora de Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, em sintonia com o secretário de Educação, Helenilson Pontes, e a secretária adjunta de Ensino, Ana Cláudia Hage.

Na semana passada, em reuniões setoriais na sede da Seduc, em Belém, gestores das unidades administrativas da secretaria – 20 Unidades Seduc na Escola (USEs) em Belém e 20 Unidades Regionais de Educação (UREs) no interior – receberam exemplares do Guia do Estudante e participaram do debate e encaminhamento de ações de reestruturação de escolas, propostas pedagógicas, transporte escolar, gestão, recuperação física de unidades escolares e outros serviço.

“Distribuímos esse guia estudantil, no qual você trabalha todo o conteúdo, todas as matrizes curriculares do Enem e o objeto de conhecimento dividido em bimestres. Essa publicação vai nortear o trabalho que o professor vai desenvolver na escola, de forma que o aluno será orientado sobre de que forma ele vai estudar de acordo com cada bimestre”, afirma Clara Yunes. “O aluno vai acompanhar passo a passo o trabalho do professor, com a orientação devida desse docente. Então, o Guia do Estudante é muito importante para que os gestores, os coordenadores pedagógicos possam se apropriar de todo o norteamento e conhecimento que esse Guia traz para o nosso trabalho na rede escolar”, assinala.

Além de trabalhar toda a matriz curricular de referência do Enem, e pelo fato de que instituições de ensino adotam o Exame como parâmetro para o ingresso de estudantes nos cursos ofertados, o Guia do Estudante traz a relação dessas instituições no Estado, cursos, percentuais de cotas e formas de ingresso no ensino superior.

“Essas reuniões aqui, em Belém, na Seduc, foram muito importantes, para que pudéssemos trocar ideias, discutir propostas. O lançamento desse Guia do Estudante quebra um paradigma dentro da Seduc e vai dar outro norte para o ensino médio. É uma iniciativa que possibilita ao aluno da escola pública possa vir competir por uma vaga no Enem com uma capacitação específica e abrangente. O guia faz parte de uma nova proposta curricular, é um avanço nessa preparação”, observa o gestor da USE 10 (abrangendo 21 escolas em Belém), Luiz Otávio Cardoso.

AvaliaçõesAo longo do ano, um grupo de trabalho de dez professores atua em sintonia com os gestores na sede da Seduc e de USEs e UREs na formação dos estudantes para as provas do Enem. “Esses professores atuam no ordenamento de um banco de questões que vão compor as nossas avaliações unificadas que serão iniciadas a partir do encerramento da greve (dos professores). O nosso primeiro simulado, de Códigos e Linguagens, já está pronto, e já estamos trabalhando em cima do segundo simulado, de Ciências Humanas”, afirma Clara Yunes.

O grupo de professores da Seduc estuda novas estratégias para fortalecer a relação ensino-aprendizagem na preparação de estudantes ao Enem. Entre essas ações está o enfoque específico à redação, no contexto de incentivo à leitura e sequência de exercícios.