Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAMPANHA

Sejudh integra programação da Semana Nacional da Pessoa Idosa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/09/2017 00h00

Foi aberta na última quarta-feira (27) a Semana Nacional do Idoso, promovida pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e outras entidades. A campanha deste ano destaca o tema “Viver bem não tem idade” e congrega uma série de ações em alusão ao Dia do Idoso, comemorado no Brasil em 1° de outubro.

Nesta quinta (28), a equipe da Sejudh esteve no Shopping Pátio Belém atuando na emissão de documentos e outros serviços prestados gratuitamente à população. “Fechamos parceria com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa para ofertar diversos serviços, como a emissão de documentos, que vem tendo uma grande procura. Temos recebido muitos idosos, para os quais foram reservadas várias ações promovidas pelos órgãos parceiros”, explica a gerente de Proteção ao Idoso da Sejudh, Rocilene Nascimento.

Entre eles estão o Procon, que vem recebendo reclamações do consumidor; a OAB/PA, que está prestando atendimento jurídico; a Secretaria de Cultura (Secult), que atua na emissão de carteiras para acesso gratuito em espaços culturais; a ABRAZ – Associação Brasileira de Alzheimer e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que mantém o programa 'Vida Ativa', entre outros.

A professora aposentada Leonice Cardoso, de 65 anos, esteve no shopping participando da ação. Ela aproveitou para garantir a emissão de uma nova identidade. “Eu faço parte de um projeto de atividade física para idosos daqui do Pátio Belém e a ação foi muito divulgada pra que a gente pudesse aproveitar as oportunidades que estavam sendo oferecidas. Eu gostei bastante, o atendimento foi rápido e muito bom,” disse.

Valquíria Batista, presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, conta que a proposta da ação é facilitar o acesso dos idosos aos mais diversos serviços. “A Sejudh, por exemplo, está emitindo carteiras de identidade; o Procon colhendo as reclamações dos consumidores, a Delegacia do Idoso esclarecendo esse público sobre seus direitos e os serviços disponíveis; e a Secult fazendo a emissão de carteiras de gratuitidade para os espaços culturais, ou seja, cada um está colaborando com a sua parte”

Liane Costa, técnica em Gestão de Esporte e Lazer da Seel, destaca a programação que a Secretaria levou para o Shopping Pátio Belém, com sessões de atividade física para os idosos. "Os idosos que vem participar da ação recebem orientações sobre saúde, condicionamento físico, e também sobre o projeto Vida Ativa, que atende pessoas a partir dos 50 anos, preparando-as para essa etapa da vida, de maneira a garantir que elas tenham o máximo de autonomia", informa. Por meio do projeto são oferecidas atividades físicas como hidroginástica, alongamento e caminhada

O Dia do Idoso foi instituído em 2006. A data de 1º de outubro foi escolhida pelo fato de marcar também a criação do Estatuto do Idoso, em 2003, através da Lei nº 10.741. Até então o Dia do Idoso era comemorado em 27 de setembro.