Setur apresenta o Pará em evento com compradores internacionais
O Pará é o destino turístico prioritário da Amazônia em destaque de quarta, 22, a sexta-feira, 24, na World Travel Marketing Latin America (WTM) e 43º Encontro Comercial Braztoa. O evento deve reunir, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), quase sete mil participantes, entre hosted buyers, imprensa especializada, prestadores de serviços, representações institucionais e outros profissionais de turismo e público visitante.
A participação do Pará é coordenada Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e conta com diversas estratégias de promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, principalmente das regiões de Belém, Marajó e Tapajós, que vão ser apresentadas no roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites.
Uma das novidades deste ano é o estande temático de 25 metros quadrados, compartilhado com o Ministério do Turismo, que dividiu os Estados por região. No local, além de material promocional em cinco idiomas (português, inglês, francês, espanhol e italiano), a equipe da DPRT também promoverá a gastronomia paraense, tendo a Castanha-do-Pará entre os ingredientes.
No espaço gastronômico da WTM as geleias de pimenta e de cupuaçu, biscoitos de castanha e beju de tapioca também fazem parte da mostra gastronômica. No estande a Setur também vai distribuir cerca de mil fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré alusivas ao Círio de Nazaré, divulgando um dos maiores eventos religiosos do país. Também atenderá ao público com mapas de Belém em português e inglês e ao trade com folhetos e DVDs promocionais em português, inglês, francês, italiano e espanhol.
A principal estratégia da Setur para esta edição da WTM são as capacitações sobre o destino Pará voltada aos hosted buyers (compradores internacionais) convidados pela realizadora do evento, a Reed Travel Exhibitions, pela Embratur e pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
Segundo o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, a parceria com o Ministério do Turismo e com essas instituições diretamente ligadas ao evento coloca o Pará na vitrine dos grandes mercados internacionais, com possibilidades de negociar e fechar contratos principalmente com os profissionais latino-americanos e internacionais do setor de viagens e turismo.
Prospectos – As expectativas dos participantes, entre os quais os empresários paraenses Francisco Rocha, da agência Amazon Tour, e Gelderson Pinheiro, da Rumo Norte Expedições, inscrito no evento pela Setur, é de fechar bons negócios, já que a WTM soma mais de 15 mil profissionais e é um evento totalmente business-to-business (B2B).
A expectativa tem fundamento, afinal, em 2014 , quando o Pará também participou, o público visitante somou 6.570 (95% da América Latina, incluindo o Brasil e 5% de outros países do mundo). O evento recebeu 600 jornalistas especializados (3% da América Latina, 6% de outros países do mundo e 91% do Brasil). Foram convidados 18 representantes de mídias, sendo seis da América Latina, sete de diversos países do mundo e cinco do Brasil.
Os compradores convidados de todo o mundo pelo WTM Latin America Hosted Buyer Programme foram 102 (Europa: 34%, Oriente Médio: 2%, Ásia: 8%, Rússia: 3%, EUA e Canadá: 12%, América Latina: 41%) e o programa de Hosted Buyers da Embratur recebeu 23 compradores internacionais, representando 11 países.
Programação – As capacitações sobre o Pará durante a WTM Latin América começa no primeiro dia do evento, aos associados Braztoa, das 15h15 às 15h45, pela gerente de Promoção e Captação de Eventos da Setur, Benigna Soares. No dia 23, a apresentação do Pará, em inglês, será aos buyers internacionais da WTM, das 10h40 às 11 horas, no Seminar Room 2. A técnica de Gestão em Turismo da Setur, Ana Paula Machado, é quem apresenta o destino.
Elaborado pela Diretoria de Produtos Turísticos da Setur com a consultoria da empresa Chias Marketing, o roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites também é tema de palestra da gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivos da Setur, Fabíola Ramos, aos executivos que trabalham nos 13 Escritórios Brasileiros de Turismo que representam os 20 mercados que são trabalhados para a promoção internacional do Brasil pela Embratur. Será dia 24, às 9 horas, no Auditório1 da WTM Latin América.
Resultado de parceria institucional entre a Coordenadoria de Marketing da DPRT da Setur com a Azul Linhas Aéreas, hotel Princesa Louça e com o Espaço São José Liberto, a Setur também vai sortear pacotes turísticos (passagem e hospedagem) e de joias e brindes artesanais do Polo Joalheiro. Os sorteios são para buyers, imprensa e outros participantes. Também é parceiro da Setur na participação na WTM Latin América a organização social Pará 2000, que divulga as marcas do Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, Mangal das Garças e Estação das Docas.