Etsus forma primeira turma do curso técnico em hemoterapia
A Escola Técnica do SUS Dr. Manuel Ayres (Etsus) formará, nesta sexta-feira, 24, a primeira turma do curso Técnico em Hemoterapia promovido em parceria com a Fundação Hemopa. O intuito é capacitar os profissionais para o enfrentamento de situações específicas, além de intervir no processo de trabalho e aprimoramento da qualidade dos serviços.
Iniciado em 2012, o curso teve 1.650 horas de carga horária, com 25 alunos inscritos. O curso seguiu as orientações curriculares do Ministério da Saúde, estando organizado em quatro módulos com dez áreas temáticas.
A metodologia de integração ensino-serviço, organizada em módulos, abrangeu os principais conteúdos da área, como cenário político, social, cultural e da educação em saúde na formação do técnico em hemoterapia e o processo de trabalho desse profissional.
Participaram do curso profissionais de nível médio com experiência nas áreas de análises clínicas, biodiagnóstico e patologia clínica, lotados no Hemopa, Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti e Hospitais Ophir Loyola, João Barros Barreto, Gaspar Vianna e Abelardo Santos. A finalização do curso se dará por meio da mostra de trabalhos de conclusão dos alunos.