Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Dirigentes municipais de educação debatem sobre o Plano Municipal de Educação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/04/2015 09h42

Representantes da área de educação de várias regiões do Pará estiveram presentes na abertura do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/PA), que debaterá, até esta sexta-feira, 24, sobre "Plano Municipal de Educação: um olhar para a territorialidade e a integração de políticas públicas para superação dos desafios locais". A solenidade de abertura ocorreu na tarde de quarta-feira, 22, com a presença do representante do Ministério da Educação (MEC), Geraldo Grossi, e da secretária Adjunta de Ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Ana Cláudia Hage.

Pelo calendário do MEC, os estados e municípios têm prazo até o dia 25 de junho para entregar todos os planos estaduais e municipais de educação, já com as diretrizes e metas que devem ser alcançadas até 2024, conforme determina a Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, sobre o Plano Nacional de Educação (PNE).

Para cumprir a meta, a secretária adjunta de Educação, Ana Cláudia Hage, que representou Helenilson Pontes na abertura do encontro, explicou que a Seduc vem intensificando o contato com a rede estadual e municipal de ensino. “Temos dois marcos muito importantes neste ano e um deles é o dia 25 de junho. Precisamos estar atentos para cumprir este prazo e não sermos mais o penúltimo estado a entregar os planos ao MEC”, alertou a secretária.

Segundo ela, a Seduc já realizou reunião de apoio e orientação para a elaboração do Plano Municipal de Educação, convocando a presença dos dirigentes dos 144 municípios. A secretaria fará uma nova reunião, no próximo dia 28, no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), com 36 municípios que não compareceram ao primeiro encontro.

Durante o Fórum, técnicos da Seduc devem orientar os participantes sobre a importância do Censo e do regime de colaboração, além de apresentar o resultado do Sistema Paraense de Avaliação (SisPae), com o desempenho dos alunos da rede municipal de ensino.

Para a presidente em exercício da Undime/PA, Leila Freire, os três dias do fórum serão uma oportunidade de integração entre os municípios e regiões para discutir políticas públicas para a educação do Estado. “A Undime tem um objetivo e uma bandeira única, que é a luta pela qualidade social da educação. E é nesse momento, que vivenciamos a implantação dos planos municipais de educação, que devemos dar as mãos para garantir que cada criança, jovem e adulto tenha o direito de aprender”.

O Fórum Estadual da Undime se reúne a cada dois anos para discussão de temas atuais relacionados à educação. A programação é voltada para dirigentes municipais, técnicos em Educação, professores e representantes da sociedade civil. A programação segue com visitas aos estandes das empresas parceiras, debates, palestras, mesas redondas e relatos de experiência, finalizando com a eleição da nova diretoria da entidade para o biênio 2015/2017.

O encontro terá como palestrantes Daniel Cara, da Fundação Campanha Nacional Todos pela Educação, e Geraldo Grossi, da Secretaria de Articulação e do Sistema de Ensino do MEC; Maria do Pillar Lacerda, da Fundação SM, e o professor Carlos Eduardo Sanches, presidente da Undime.