Governo reforça propostas e busca consenso pelo fim da greve
O Governo do Estado realizou na manhã desta quinta-feira (23), uma nova reunião com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp). Na audiência foram apresentadas propostas que buscam o consenso e podem permitir o retorno imediato dos professores às salas de aula, que foram prejudicadas pela greve, que já chega a 28 dias.
Entre os pontos tratados, foi estabelecida a jornada do professor, nos termos da Lei 8.030/2014 e limite de aulas suplementares, garantindo assim maior qualidade do ensino. Também foi apresentada proposta de pagamento do retroativo do piso nacional dos professores em parcelas, além da aplicação já na folha de pagamento de abril do reajuste do piso, conforme já foi definido anteriormente.
Também foi debatido que os dias parados serão efetivamente repostos, seguindo o calendário estabelecido pela Seduc, em acordo com o sindicato da categoria. O Sintepp realiza neste momento uma assembleia para definir o posicionamento diante das novas propostas apresentadas pelo Governo do Estado.
“Estamos priorizando a qualidade do ensino e discutindo à exaustão todos os pontos, para chegarmos num consenso que possa de fato melhorar nossos índices de educação. Por isso, conclamamos os professores para o retorno às aulas, que o ano letivo não seja ainda mais prejudicado e possamos manter o diálogo, conforme sempre foi feito”, afirma Helenilson Pontes, titular da Seduc.
<