Presos envolvidos em assalto a ônibus com morte de passageira em Ananindeua
A Polícia Civil prendeu em flagrante, na manhã desta quinta-feira, 23, Rodrigo Borges da Silva, 21 anos, e Erico Vinicius Sales da Costa, 20, reconhecidos como os autores do assalto a um ônibus da Viação Guajará, linha UFPA-Cidade Nova, na noite de ontem, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. Durante o crime, a vendedora autônoma Vera Lúcia Silva Barbosa, 40 anos, pulou pela janela do veículo em movimento e morreu após dar entrada no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência. Os presos vão responder pelos crimes de roubo qualificado e latrocínio.
Os dois acusados foram localizados por policiais civis da Seccional Urbana do Paar, logo após denúncia sobre o paradeiro de suspeitos de envolvimento no crime. A equipe de investigadores foi até o local indicado, por determinação da delegada Rosalina Arraes, diretora da Seccional, e ali detiveram quatro suspeitos, dentre eles um casal de adolescentes. Os suspeitos foram conduzidos para a Seccional da Cidade Nova, onde a morte da passageira estava sendo investigada. Durante a manhã, o motorista do ônibus reconheceu os dois adultos como os responsáveis pelo crime.
Conforme informações registradas em boletim de ocorrência, os dois homens entraram no coletivo na rua 11, da avenida SN 21, na área do Conjunto Guajará, em Ananindeua, e log em seguida, armados, anunciaram o assalto. Um deles abordou o motorista e mandou que ele continuasse a conduzir o veículo, enquanto o comparsa saqueava a renda do dia (R$ 78) e os pertences de passageiros. Foi nesse momento que a vendedora, que estava entre os passageiros, pulou pela janela do veículo em movimento. Após o roubo, os bandidos fugiram.
Os presos vão responder tanto pelo roubo ao coletivo, quanto pela morte da vendedora, pelo dolo eventual, uma vez que a ocorrência do assalto foi determinante para que a vítima tomasse a decisão que viria a provocar a sua morte. Eles já estão recolhidos no Sistema Penitenciário à disposição da Justiça. Já os adolescentes foram levados ao Conselho Tutelar de Ananindeua, para serem entregues aos pais, pois não tiveram participação no roubo.