Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA

Hangar recebe a VI Conferência Internacional de Direitos Humanos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/04/2015 17h07

O Hangar Convenções e Feiras da Amazônia é sede, entre os próximos dias 27 e 29, da VI Conferência Internacional de Direitos Humanos. Considerado um dos principais eventos para a advocacia e a sociedade civil, o encontro promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional e pela OAB-PA deve reunir milhares de participantes, que debaterão acerca do tema “Efetivação dos Direitos da Igualdade”. A programação terá a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, e do presidente nacional da OAB, Marcos Vinicius Furtado Coelho.

Oito painéis, doze fóruns e diversas audiências públicas, além de três conferências magnas, compõem a programação. Haverá painéis sobre igualdade racial, igualdade de gênero, povos indígenas e desenvolvimento da Amazônia, entre outros. Povos da floresta, direitos LGBT, acessibilidade e direitos humanos, acesso à água e saneamento, realidade latino-americana e os grandes projetos com grandes desigualdades estão entre os temas dos diversos fóruns. Outra audiência pública será sobre políticas contra drogas no Brasil e no mundo.

O presidente da OAB-PA, Jarbas Vasconcelos, destaca a importância do evento para a região. “Creio que essa conferência nos permitirá debater grandes temas com repercussão no direito de todo o mundo. Para nós, que militamos no interior da Amazônia brasileira, há um sentido especial: as principais violações de direitos humanos ocorrem, infelizmente, nas fronteiras amazônicas. O evento lançará luzes sobre realidades para aprimorar o Estado Democrático de Direito para advogados e sociedade”, afirma.

Os auditórios do Centro de Convenções serão espaço para painéis e palestras que terão como discussão principal a “Efetivação dos Direitos da Igualdade”, tema de debate na região Amazônica. A conferência reunirá grupos formados por políticos, especialistas e militantes do Brasil e do mundo compartilhando ideias e propostas para a concretização deste direito. “Mais de duas mil pessoas devem participar do evento que usará os auditórios, hall foyer e o salão B, que receberá uma pequena exposição. Além disso, o espaço também será usado para transmissão simultânea da programação”, pontua a gerente comercial do Hangar, Tônia Teixeira.

Segundo a gerente de eventos do Conselho Federal da OAB, Aline Timm, o encontro tem como foco os profissionais e estudantes de direito, mas abrange toda a comunidade interessada no assunto. “Nossa expectativa é trazer pra Belém toda a militância de direitos humanos, todos os organismos ligados ao tema. Será um grande evento, em que vamos poder usar o auditório do Hangar na sua capacidade máxima e também dividi-lo para fazer fóruns temáticos específicos de algumas áreas”, explica.

Serviço: IV Conferência Internacional de Direitos Humanos. De 27 a 29 de abril, a partir das 9h, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Doutor Freitas, s/n, Marco). Informações e programação completa no site http://www.oab.org.br.