Espaços Públicos de Inclusão Digital são tema do Café com Tecnologia
A Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) promoveu nesta sexta-feira (24) a quarta edição, em 2015, do Café com Tecnologia. O evento é um bate-papo entre gestores da empresa e o público sobre temas importantes para o setor. Os convidados desta edição foram o prefeito de Santa Izabel do Pará, Gilberto Pessoa, o gestor do Plano Municipal de Inclusão Digital de Santa Izabel do Pará, Erisson Fanjás, e a coordenadora de Tecnologias Sociais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Gabriela Campos.
O evento foi aberto com a apresentação de um vídeo sobre os infocentros, centros públicos de acesso à tecnologia da informação do programa Navegapará, que agora são chamados de Espaços Públicos de Inclusão Digital (EPIs). Em seguida, o presidente da Prodepa, Theo Pires, deu início ao bate-papo, destacando a importância do uso da tecnologia como forma de aproximar a população dos serviços públicos.
“Nossa missão é aproximar a população dos serviços públicos, aprimorando-os e incluindo socialmente as pessoas, reduzindo as distâncias e diminuindo as desigualdades. Através de um link de comunicação se consegue estar presente em lugares distantes. O novo modelo dos espaços públicos de inclusão vai permitir a discussão e a identificação do serviço público necessário para determinada comunidade”, disse.
Durante a conversa, o prefeito de Santa Izabel do Pará também falou sobre o desafio de elevar a autoestima da população. Para Gilberto Pessoa, a tecnologia pode minimizar as desigualdades sociais. “Estamos conseguindo levar a informática, não só às escolas, mas às praças e centros comunitários, e às comunidades do interior com a ajuda da Prodepa. A coisa mais importante é aproximar através da informática, diminuir a diferença entre pobres e ricos, elevar a autoestima da população”, afirmou.
Serviço – Na oportunidade, a coordenadora de Tecnologias Sociais da Sectet apresentou as vantagens do novo modelo adotado para os antigos infocentros. “O local é que vai identificar a necessidade. Os órgãos públicos que estão mais próximos das comunidades também devem ajudar. Por exemplo, o Cadastro Ambiental Rural, que está sendo cobrado dos municípios, também é um avanço. Em muitos locais o preenchimento do CAR é a necessidade para que se façam melhorias”, informou Gabriela.
Para Erisson Fanjás as parcerias são fundamentais para se alcançar bons resultados. “Desde 2013, já foram capacitados 2.320 alunos, em dois anos. Temos seis infocentros. É muito bom ver as pessoas de baixo poder aquisitivo tendo acesso a um curso, à internet, se comunicando com alguém em outro estado, outro país”, avaliou. Segundo o gestor, com internet de qualidade são inúmeros os serviços que se pode oferecer, além de segurança e conectividade para a população.
“O governo do Estado, o município e as associações se unindo, o resultado é positivo. Na praça de Santa Izabel o acesso à internet é 24 horas. Às 2 da manhã tem gente conectada, nos infocentros também. Agradecemos pelo apoio da Prodepa. Quando a gente precisa a Prodepa está sempre à disposição”, reconheceu. Na sequência, houve a homenagem aos aniversariantes do mês de abril.
O Café com Tecnologia é uma oportunidade de aproximar gestores e colaboradores e um meio de divulgação direta com os funcionários sobre lançamentos e atualizações de produtos e serviços. A cada edição, um projeto é apresentado aos aniversariantes do mês, de acordo com o calendário promocional da Prodepa, que traz um produto ou serviço em cada mês do ano. Na próxima edição em maio, o tema será Projetos Sociais Educativos.