Fapespa participa de eventos sobre o PIB no Rio de Janeiro
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) representou o Estado no encontros nacionais de Contas Regionais e do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, promovidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os dias 13 e 17 de abril, no Rio de Janeiro.
O evento teve como objetivo reunir os órgãos estaduais de planejamento e de pesquisa das 27 unidades federativas para apresentar as estimativas e avaliação dos resultados preliminares das contas regionais do Brasil e do PIB dos municípios dos anos de 2010, 2011 e 2012, de acordo com o novo ano de referência do Sistema de Contas Nacionais do Brasil (SCN), que passou de 2002 para 2010.
A inserção da Fapespa nas discussões nacionais vai ao encontro do momento histórico do Estado e da região, que recebe novos empreendimentos na área de geração de energia elétrica e na expansão da fronteira agrícola, além de já abrigar as atividades consolidadas da região, como as extrações minerais e vegetais. Sendo assim, a Fapespa passa a protagonizar, junto ao IBGE e a outros órgãos estaduais de planejamento e pesquisa, o processo de mudança de metodologias.
“Trata-se de um grande desafio, pois a Fapespa assume a responsabilidade de representar, caracterizar e propor ajustes metodológicos às estimativas das Contas Regionais do Brasil e do PIB dos Municípios, que sejam representativos ao Estado do Pará e à Região Norte”, disse o coordenador da Diretoria de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da fundação, José Zurutuza.