Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Crianças do Oncológico Infantil fazem caminhada

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/09/2017 00h00

Dezenas de crianças com máscaras e capas de super-heróis ganharam as ruas do bairro de Nazaré e São Brás na manhã deste sábado (30), durante a caminhada promovida pelo Hospital Oncológico Infantil Otávio Lobo para chamar atenção da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A programação encerrou a campanha “Setembro Dourado”, que se estendeu por todo este mês.

Os pequenos, todos pacientes do Oncológico Infantil, foram acompanhados de seus pais ou responsáveis e também por diversos profissionais do hospital, e seguiram embalados por ritmos infantis e muito carimbó tocado pelos músicos do Arraial do Pavulagem. A caminhada iniciou no Complexo Arquitetônico de Nazaré (CAN) e seguiu até a frente do hospital, onde foram recepcionados com uma mesa recheada de pães, frutas, sucos e café.

A diretora do Oncológico Infantil, Alba Muniz, aproveitou para reforçar o alerta às pessoas que têm criança em casa ou convivem com elas. “Trabalhamos o ano inteiro alertando famílias e as escolas sobre a necessidade de olhar para as crianças com mais atenção. Orientamos para que, ao sinal de qualquer mudança seja de comportamento - se a criança parar de brincar ou ficar introvertida – ou na aparência física – se apresentar palidez, manchas roxas, sangramento, perda de peso ou endurecimento em alguma parte do corpo – elas sejam levadas o quanto antes ao médico. Confirmado o diagnóstico de câncer, se o tratamento for iniciado logo as chances de cura da doença aumentam em até 80%”, explicou.

Durante o mês inteiro a equipe multiprofissional do hospital promoveu palestras e panfletagens em diversas escolas e entidades, para maior divulgação da temática. “Se conversarmos com mil pessoas e um caso for diagnosticado, já teremos alcançado nosso objetivo, que é de iniciar o tratamento o quanto antes. Só de janeiro a agosto deste ano 202 novos casos foram diagnosticados no Pará e as crianças tiveram o tratamento iniciado imediatamente garantindo maiores chances de cura”, justificou a diretora.

“Dentro do Hospital, o trabalho é enorme. Nossa preocupação é tanto com as crianças internadas quanto com as que estão em tratamento em casa, sempre com o intuito de que se sintam menos fragilizadas pelo fato de terem a doença e precisar enfrentar longos períodos longe da família e dos amigos”, relatou Paula Viana, coordenadora de humanização do Oncológico Infantil.

Ana Saraiva, mãe do pequeno Izaack de sete anos, acompanha o filho há um ano em tratamento no hospital e diz que está bastante satisfeita com o tratamento. “Meu filho foi diagnosticado com um tumor nos rins, em setembro do ano passado, e agora ele encerrou o último ciclo de quimioterapia. Vamos aguardar o resultado e torcer para que tudo dê certo. A equipe médica, enfermeiros, técnicos e os recepcionistas, todos são excelentes, só tenho a agradecer pelo apoio que nos deram."

Passeando pela avenida Magalhães Barata, Murilo Rodrigues, que estava com o filho na garupa de sua bicicleta, aprovou a ideia da caminhada e seguiu junto com os demais para incentivar a ação. “Gostei muito dessa atividade, porque serve para alertar as pessoas. Nós, pais, muitas vezes negligenciamos a questão da saúde por pensarmos que uma coisa dessas nunca vai acontecer com nossos filhos. Por isso a visibilidade desse tipo de iniciativa é importante, pois serve para nos inquietar”, finalizou.

Oncológico - Hoje, cerca de 700 crianças e adolescentes estão em tratamento no Pará. Atualmente, os principais casos atendidos no Oncológico Infantil são: leucemia (48%), tumores ósseos malignos (10%), tumores renais (8%) e linfomas (8%).  Apenas este ano a unidade já registrou 202 casos novos, realizou 592 cirurgias, 21.457 infusões quimioterápicas, 49.316 atendimentos multiprofissionais e apresenta um índice de satisfação dos usuários de 97%. O Oncológico Infantil já é reconhecido, nacionalmente, como centro de referência para o tratamento do câncer, mesmo antes de completar dois anos de funcionamento.

“Setembro Dourado” - Durante todo o mês os colaboradores do hospital prestaram orientações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. No dia 10, foi organizada uma ação na Praça da República com a participação dos voluntários do Instituo Áster, Anjos da Esperança, Casa Ronald McDonald e Associação Amigas do Peito.

As orientações do 'Setembro Dourado' também foram levadas a escolas da rede municipal e estadual de ensino, e também da rede privada. A equipe do Oncológico passou pelas escolas Antônio Carvalho Brasil, Palmira Gabriel, Barão do Rio Branco, Santa Emília e Preventório Santa Terezinha. Também foram promovidas rodas de conversa com pais e estudantes para explicar os sintomas do câncer e mostrar o funcionamento do Oncológico Infantil e da rede de suporte ao paciente oncológico no Pará.

Este é o segundo ano que o Hospital Oncológico Infantil adere à campanha, que foi criada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC para alertar quanto aos sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce.