Rede pública terá unidades de ensino redimensionadas
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) mantém uma frente de trabalho que contempla 400 obras em escolas da rede pública estadual da Região Metropolitana de Belém e do interior do Estado. Nesse conjunto estão incluídas a reforma geral e ampliação das escolas “Retiro Grande”, no município de Cachoeira do Arari; “Professora Deusarina da Silva Rodrigues”, em Castanhal, e “Alexandre Zacarias de Assunção”, na capital.
As obras nesses estabelecimentos são objeto de processos licitatórios que deverão acontecer já no mês de maio e deverão ser iniciadas ainda neste primeiro semestre. Os serviços estruturais nas três unidades de ensino foram definidos a partir de demandas identificadas por técnicos da Secretaria Adjunta de Logística Escolar das Seduc, em conjunto com as respectivas instituições.
A edição desta terça-feira, 28, do Diário Oficial do Estado, traz a descrição das obras a serem executadas. Em Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Retiro Grande”, que atende a comunidade de mesmo nome, será reformada e ampliada.
A unidade conta hoje com seis salas de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca e uma quadra de esportes descoberta. Com os serviços a serem realizados, a escola vai dispor de uma mais uma sala de aula, somando sete com a ampliação, e terá o laboratório de informática reaparelhado.
A biblioteca também passará por readequação para atendimento da comunidade escolar, assim como a quadra de esportes, que ganhará uma área de recreio coberta. Também serão providenciados uma sala de professores e um bloco de banheiros.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Professora Deusarina da Silva Rodrigues”, na rua Francisco Pereira Lago, em Castanhal, passará por reforma geral abrangendo salas de aula, piso, esquadrias e cobertura. Já imersa em um processo de ampliação da estrutura física, a escola ganhará quatro salas de aula, uma quadra poliesportiva de esporte e novas instalações elétricas e hidráulicas.
Em Belém, a Escola Estadual de Ensino Médio “Alexandre Zacarias de Assunção”, localizada na rua Barão de Mamoré, bairro do Guamá, ganhará um sistema de climatização de salas de aula e outras dependências, pintura geral, reforma dos banheiros e da copa e revisão hidráulica, elétrica e da cobertura.