Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Grupo de Pronto-Emprego da Polícia Civil ganha 15 novos integrantes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/04/2015 20h23

A Polícia Civil fez nesta terça-feira, 28, a formatura da quinta turma do curso de formação do Grupo de Pronto-Emprego (GPE), grupamento tático da instituição policial. Ao todo, 15 policiais civis concluíram o treinamento, após seis semanas de instruções diversas, como patrulhamento e defesa pessoal, rapel, entrada em ambiente confinado, tiro tático e manutenção de armamento. A cerimônia de entrega dos certificados ocorreu no auditório da Delegacia Geral e teve as presenças de familiares, convidados, ex-integrantes do grupamento e representantes dos Fuzileiros Navais.

Primeira delegada a se incorporar ao grupamento tático da Polícia Civil, Fernanda Maués de Souza foi a oradora oficial da turma, em nome da qual fez uma apresentação do perfil de cada policial civil concluinte. O investigador Eric Cavalcante, coordenador do GPE, enfatizou a importância de cada policial civil repassar os conhecimentos adquiridos aos demais colegas de profissão.

O delegado Cláudio Galeno, diretor de Polícia Metropolitana, salientou a relevância de se manter na grade curricular dos alunos do curso de formação do GPE a disciplina sobre inteligência policial, como forma de, cada vez mais, preparar o policial civil para a missão principal de investigação criminal.

O delegado geral, Rilmar Firmino, salientou que o grupo de 15 policiais civis recém-formados pelo GPE constitui 2% do efetivo de quase três mil policiais civis em todo Estado. Ele ressaltou que a criação de um grupamento tático na Polícia Civil surgiu com a necessidade de se ter policiais civis treinados e capacitados para serem prontamente empregados em qualquer ação policial no Pará.

Os policiais que atuam no GPE estão preparados para agir em situações operacionais que necessitem da intervenção de policiais especializados, como apoio no cumprimento de mandados judiciais, a transferência de presos, participação em investigações criminais, entre outras atividades.

Desde 2006, já foram formados 67 policiais civis pelo GPE, que é ligado diretamente ao delegado geral da Polícia Civil, com atuação de apoio às necessidades operacionais surgidas no curso das ações policias e da segurança pública estadual, e também em casos que exijam conhecimento tático especializado e preparo profissional.