Escolas constroem cotidiano pedagógico no ProEMI
Tornar mais produtivo o dia a dia de estudantes e professores nas escolas públicas estaduais de Belém e do interior do Estado. Essa é a meta do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), que será colocado em prática em 503 unidades escolares da Secretaria de Educação (Seduc) a partir de maio, contemplando cada uma delas com atividades pedagógicas específicas.
Esse processo será efetuado a partir do redesenho curricular a ser viabilizado por meio da atuação de supervisores do ProEMI. Para encaminhar esse planejamento de ações, a Seduc promove, nesta quarta-feira, 29, o I Encontro Estadual de Supervisores do ProEMI na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Visconde de Souza Franco”, no bairro do Marco. As atividades são comandadas pela supervisora do ProEMI na Seduc, Audrey Cers.
Integralidade
A diretora do Ensino Médio da Seduc, Clara Yunes, participou da abertura do encontro, que reúne supervisores do programa em diferentes regiões do Estado. Segundo ela, é papel do ProEMI nas escolas viabilizar a capacitação de professores e a melhoria da aprendizagem por meio de projetos desenvolvidos nas próprias unidades de ensino. “Nesse encontro, os supervisores do programa (61 ao todo) analisam seus planos de ação, organizando essas propostas de forma que elas atendam aos anseios da comunidade e também estejam em consonância com os nossos simulados e avaliações unificadas”, afirma.
O ProEMI tem como foco a participação dos estudantes da rede estadual não apenas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como nas diversas áreas do conhecimento. “O Enem foca todas as atividades que perpassam pela escola, que se incorporam no fazer pedagógico e no dia a dia do alunado. Por isso é atender os alunos de forma integral, essa é a proposta do ProEMI”, destacou Clara Yunes.
O Programa beneficiará 280 mil estudantes no conjunto de unidades escolares com propostas e ações para fortalecer o Ensino Médio e também com a mobilização e monitoramento dos diretores de estabelecimentos de ensino e das unidades administrativas da Secretaria de Educação em Belém (20 Unidades Seduc na Escola) e no interior do Estado (Unidades Regionais de Educação).
Esse trabalho abrangerá 456 escolas que já estavam no ProEMI e mais 47 que ingressam este ano no programa, em funcionamento no Pará desde 2010.