Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Dom Eliseu recebe novo caminhão para escoar a produção agrícola

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/04/2015 18h17

Os pequenos produtores rurais do município de Dom Eliseu, no sudeste do Pará, contam agora com mais um caminhão para auxiliar no escoamento da produção. O veículo foi entregue nesta quarta-feira (29) pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), adquirido com recursos do tesouro estadual e da Caixa, por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

"O caminhão chega no momento exato. Vamos começar a colher a safra de goiaba em 15 dias", explica o secretário municipal de Agricultura de Dom Eliseu, Adálio Vitorino. "A tarefa da Sedap é orientar os investimentos para os municípios de forma a potencializar o uso dos recursos públicos. Cada município tem um potencial produtivo diferente e demandas diferentes. Nosso papel é identificar as demandas e buscar a melhor forma de atendê-las", diz o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes.

Vitorino conta que a goiaba é o carro-chefe da fruticultura no município. "Há quatro anos a prefeitura mantém um programa específico para ampliação da produção de frutas entre pequenos agricultores. A cada ano aumentamos em 35 hectares as áreas cultivadas com goiaba. Hoje o município tem 170 hectares cultivados", diz o secretário. Atualmente os produtores de goiaba estão organizados na Cooperativa Mista Agroindustrial de Dom Eliseu (Coopemad). Com 40 pequenos agricultores, a Coopemad fechou contrato para fornecer 500 toneladas da fruta para a Cooperativa Mista de Tomé-Açu (Camta).

"Num primeiro momento o caminhão será usado para dar apoio, junto com outros dois veículos da frota da prefeitura, ao transporte da Coopemad. Depois ele será usado para apoiar outras ações voltadas para o desenvolvimento agrícola de Dom Eliseu", afirma Adálio Vitorino.