Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater faz Dia de Campo sobre agricultura de baixo carbono em Marabá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/04/2015 18h31

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) faz a partir das 8h30 desta quinta-feira, 30, no Projeto de Assentamento Piquiá, no KM 35, em Marabá, sudeste do Estado, o Dia de Campo sobre Agricultura de Baixo Carbono. O objetivo é disseminar tecnologias que evitem a degradação do meio ambiente e garantam a manutenção da floresta pelo uso racional dos recursos naturais disponíveis.

O evento tem a parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da ProAgri, empresa prestadora de serviço do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A expectativa é que 120 agricultores familiares dos assentamentos 26 de Março, Lajedos, Escada Alta, Felicidade, além do próprio Piquiá, participem do evento.

O local escolhido para o Dia de Campo é a propriedade do agricultor Sebastião Felizário, conhecido como “Tião do Cupu”, atendido pela Emater desde 2005. Na ocasião os participantes serão contemplados com informações por meio de três estações que abordarão como temas: Sistemas Agroflorestais (SAFs), manejo de açaizais e melhoramento genético do cupuzal em consórcio com a banana e o feijão.

“Ao disseminar essas tecnologias, esperamos também proporcionar a diversificação de fonte de renda familiar, pois a base econômica na região é a pecuária mista (corte e leite). Por isso, estamos fortalecendo a fruticultura, com destaque para o açaí e cupuaçu e ainda o cultivo de grãos como feijão verde”, explica o engenheiro agrônomo e supervisor adjunto do escritório regional da Emater em Marabá, Carlos Eduardo Soares Rodrigues.

A Agricultura de Baixo Carbono visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa oriundas das atividades agropecuárias e o desmatamento, aumentar a produção agropecuária em bases sustentáveis, adequar as propriedades rurais à legislação ambiental, ampliar a área de florestas cultivadas e estimular a recuperação de áreas degradadas.