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Novos contratos darão mais agilidade à manutenção da rede do Navegapará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/04/2015 15h28

Com vistas à melhoria dos serviços de internet que são prestados pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) aos órgãos públicos e cidadãos paraenses, a Prodepa contratou, por meio de processo licitatório, novas empresas que prestarão serviços de manutenção das Cidades Digitais que compõem a infraestrutura do Navegapará, programa de inclusão digital implementado pela Prodepa em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet).

Junto ao contrato anterior, com a empresa Radiocom, havia uma certa limitação, visto que desde 2010, época da contratação, as Cidades Digitais e backbones (rede principal por onde corre o tráfego e que interliga vários pontos de presença) do Navegapará vêm se expandindo. Com as novas contratações, as empresas Vasta Engenharia, G4S Tecnologia e IR Tecnologia passarão a fazer a manutenção das Cidades Digitais, enquanto que a Radiocom fará somente a manutenção dos backbones em todo o Estado. A licitação foi feita em lotes e as cidades foram distribuídas por região para a melhoria da manutenção.

O resultado esperado é um significativo melhoramento na manutenção das redes. “Com isso esperamos melhorar o cumprimento dos nossos SLA's (Service Level Agreement, Acordo de Nível de Serviço que traduz o tempo em que determinado serviço ou produto retorna para as condições normais de uso), o quanto nosso prestador de serviço consegue atender num tempo pré-determinado e com isso consegue retornar mais rápido o serviço”, afirma Arlene Siqueira, gerente de Produção e Serviços da Prodepa.

Também, pela necessidade em função da implantação das redes Metro (Altamira, Castanhal, Marabá e Santarém) e para criar agilidade na recuperação dos serviços, houve a continuação dos contratos com a Radiocom e com a Dantec, esta última que cuida da manutenção das fibras em Altamira e Santarém. As empresas que farão manutenção da fibra em Marabá e Castanhal ainda estão em fase final de licitação.

As modificações são resultado da necessidade de implementar alterações nos procedimentos internos da Empresa, fazendo com que a área técnica da Prodepa tenha mais tempo para trabalhar na gestão, já que o atendimento de campo consumia a mão de obra especializada. “Essa era uma necessidade nossa, pois queremos nossos funcionários da área com o foco na resolução de possíveis problemas aqui dentro da Prodepa, e com isso ganhamos uma maior qualidade nos serviços que são executados”, reiterou Arlene.

Para o diretor de Tecnologia e Comunicação da Prodepa, Fernando Nunes, este é um ganho para melhorar o serviço prestado. “Fizemos um processo licitatório mais regionalizado, em que houve a possibilidade de contratar uma empresa de Marabá. Essas ações reforçam a mão de obra do interior e dão oportunidade às empresas do nosso Estado. Houve uma disputa muito grande entre várias empresas e conseguimos uma redução significativa dos gastos, uma economia que resultará em mais investimentos em outros serviços, visando sempre o cidadão,” afirmou o diretor.