Hemopa promove ensino à distância para elevar a qualidade do atendimento
A partir deste mês, a Fundação Hemopa passará a oferecer mais uma importante ferramenta para capacitação à distância dos servidores da hemorrede estadual, que é composta pelo Hemocentro Coordenador, em Belém; três Hemocentros Regionais, cinco Hemonúcleos e 40 Agências Transfusionais. Trata-se da tecnologia Moodle, que vai integrar e capacitar esses profissionais, visando beneficiar diretamente a melhoria do atendimento para satisfação dos usuários dos serviços. A aula inaugural abordará “Biossegurança”.
Segundo a responsável Técnica pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nepes), Dra. Socorro Cardoso, este projeto facilitará o acesso a conteúdos científicos, temas técnicos e administrativos ligados às áreas de Hematologia e Hemoterapia, utilizando recursos multimídia e internet. “Vamos estreitar as relações e diminuir as distâncias continentais de nossa região, facilitando a disseminação das informações, dando oportunidade de renovar e aprofundar o conhecimentos dos profissionais", enfatizou.
As videoaulas ficarão disponíveis em períodos pré-determinados pelo Hemocentro Coordenador e serão ministradas por especialistas. Após as apresentações, o profissional responsável pela apresentação ficará por um período de 15 dias respondendo os questionamentos e esclarecendo, além de avaliar o desempenho dos participantes. Para acessar o conteúdo, os servidores da hemorrede entrarão por meio de login e senhas de acesso.
Moodle significa "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment". É um software livre usado na Educação à distância. O programa permite a criação de cursos on-line. Está disponível em 75 línguas diferentes e é executado em ambiente virtual, acessível através da Internet ou de rede local.
Muitas instituições de ensino e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais.