Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Sispae faz a adesão de municípios para avaliar desempenho de estudantes

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/05/2015 17h01

A educação pública estadual paraense conta, desde 2013, com um instrumento estratégico para qualificar estudantes e professores visando à obtenção de resultados positivos na relação ensino-aprendizagem em mil escolas estaduais e municipais em funcionamento em Belém e interior do Estado, englobando um universo de mais de um milhão de estudantes. É o Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae), desenvolvido pela Secretaria de Educação (Seduc) e que integra o Pacto pela Educação do Pará.

Como destaca a coordenadora do Sispae, Conceição Brayner, “ao longo deste mês de maio o Sispae providenciará a adesão dos municípios interessados em participar do processo de avaliação do desempenho dos estudantes para os períodos de 2015 e 2016”.

A adesão poderá ser feita pelos gestores dos 144 municípios por meio de banner no site da Seduc (www.seduc.pa.gov.br), a partir desta segunda-feira (4) até o dia 29 de maio. “Precisamos dar continuidade ao Sispae como uma política pública, uma política de avaliação da educação pública no Estado. Com  essa adesão, o município se envolve e também gerencia o processo na Secretaria de Educação”, afirma Conceição Brayner.

O Sispae é a avaliação da proficiência dos estudantes do ensino fundamental e médio. O processo é concretizado por meio de uma prova aplicada aos estudantes em data determinada, cujas notas ou resultados são analisados por um corpo de especialistas para se ter um diagnóstico acerca da assimilação de conteúdos por parte dos estudantes em faixas etárias diferenciadas.

“A avaliação do Sispae nos fornece os fatores associados ao desempenho dos estudantes nas escolas, de modo que a Seduc passa a dispor, anualmente, de dados consistentes sobre a realidade educacional nos municípios”, afirma Conceição Brayner. A partir da obtenção desses dados e com a mobilização dos gestores de unidades administrativas em Belém – 20 Unidades Seduc na Escola (USEs) – e no interior do Estado – 20 Unidades Regionais de Educação (UREs) – e diretores de escolas e conselhos escolares, a Seduc faz o planejamento de ações estratégicas a fim de reforças os aspectos positivos e prevenir os pontos negativos identificados no processo ensino-aprendizagem nas escolas pelo Sispae.

Metas – A adesão dos municípios para o Sispae 2015 e 2016 é estrutural para o aperfeiçoamento contínuo das ações em conjunto entre a Seduc e os municípios. Em 2014, o sistema teve a adesão de 141 municípios, e a meta, agora, é alcançar os 144 municípios paraenses.

O Sispae existe desde 2013, quando, então, foi elaborado um projeto piloto, permitindo a avaliação de desempenho de 223 mil estudantes de escolas estaduais e municipais em 73 municípios. Em 2014, foram 141 municípios na avaliação da rede municipal e 144 municípios na avaliação da rede estadual. Foi avaliado o total de  583.823 estudantes estaduais e municipais. A previsão dos técnicos para 2015 é possibilitar a avaliação de 1.142.908 estudantes de escolas municipais e estaduais em 144 municípios, com a aplicação da prova no mês de novembro.