Governo do Estado decreta luto oficial pela morte de Dom Vicente Zico
O Governo do Estado do Pará decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do arcebispo emérito de Belém, Dom Vicente Zico, ocorrido na tarde desta segunda-feira, 4. O decreto, assinado pelo governador Simão Jatene, será publicado nesta terça-feira, 5, no Diário Oficial do Estado.
Aos 88 anos, Dom Zico estava debilitado por complicações respiratórias que provocaram sua recente internação em uma clínica da capital. Desde o último domingo, porém, ele recebera autorização para repousar em casa. Foi na Residência Episcopal, onde serviu ao Evangelho por tantas décadas, que o arcebispo se despediu.
“As pessoas que não lutam pelos seus ideais e pelo bem comum morrem um pouco a cada dia, ainda em vida. Dom Vicente, pelo contrário, foi um incansável lutador, renascendo a cada instante, em nome do Evangelho que pregava, com liderança e fraternidade. Que Deus receba seu filho valente com todo o amor que ele distribuiu entre nós”, disse o governador. “Dom Vicente é um daqueles paraenses de coração e alma, que vem de outros Estados. Tanto que escolheu passar seus últimos dias entre nós, aqui no Pará, onde foi seu lar”, disse Jatene.
O governador deverá estar presente ao velório de Dom Zico, na Catedral Metropolitana. A Arquidiocese também programa missa em homenagem ao arcebispo emérito na quarta-feira, 6, às 15h. O corpo do arcebispo deverá ser sepultado na catedral.
<