Maestro da Orquestra Filarmônica do Brasil rege dois concertos em Belém
Um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, o maestro regente titular da Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Sinhorelli Diniz, vai estar em Belém nos dias 6 e 7. Na ocasião, o músico vai reger o Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), destinado a crianças e jovens - estudantes de instituições de ensino público e particular da capital e municípios vizinhos.
O concerto também vai contar com a presença de turmas de estudantes das principais escolas de música da cidade, incluindo alunos do projeto “Percussão em Grupo: crianças com autismo ou Síndrome de Down e/ou Dificuldades de Aprendizagem”, coordenado pelo professor Áureo de Freitas, e também dos alunos do projeto “Ensino do violino para pessoas com deficiências visuais”, coordenado pela professora Thaís Carneiro. O evento será às 11h, no Theatro da Paz. No dia seguinte, no mesmo espaço, às 20h, o maestro vai reger um concerto com a OSTP. Desta vez, aberto ao público e com entrada gratuita.
O programa de ambos os concertos será composto por obras clássicas conhecidas do público, como a abertura da Ópera "O Barbeiro de Sevilha", de Gioacchino Rossini, a “Sinfonia nº 40”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e a “Sinfonia nº 5, de Ludwig van Beethoven. A seleção foi feita para dar oportunidade às crianças, aos jovens e ao público em geral de conhecer integralmente obras que ficaram famosas por serem comumente exploradas pela mídia. “Basicamente teremos o mesmo repertório nos dois concertos. Mas, o concerto didático é mais interativo, falaremos desde a produção dos instrumentos até detalhes das peças que tocaremos. Farei a música chegar às crianças da forma mais lúdica possível, até porque será a primeira vez que a maioria delas estará assistindo a um concerto”, explica o maestro Laércio Diniz.
Sobre o repertório e a orquestra, o maestro ainda comenta. “Foi feito pelo próprio Miguel Campos Neto (maestro titular da OSTP), seguindo a programação anual da Orquestra. O contato com a OSTP está sendo maravilhoso, é uma orquestra que funciona muito bem, é fácil interagir com eles”, diz.
A gerente de Música da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Marianne Lima, explica ainda que a orquestra já vinha fazendo uma série de 'Ensaios Abertos' para estudantes, com este caráter didático, nas temporadas anteriores. “Agora organizamos um concerto didático para um público estudantil mais abrangente. Doze instituições de ensino, incluindo escolas públicas, particulares e escolas de música, estarão trazendo cerca de 600 alunos para assistir a OSTP tocar dentro do Theatro da Paz. O objetivo principal deste tipo de ação é possibilitar que estas crianças e jovens conheçam um pouquinho do universo da música sinfônica, e se encantem por ela”, ressalta.
Maestro Laércio Sinhorelli Diniz
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, Laércio Diniz é patrocinado pelo projeto Maestro Capemisa. Foi bolsista do governo Alemão. Teve como professores, entre outros, Saschko Gawriloff (Spalla da Orquestra Filarmônica de Berlin) e tocou com o prestigiado quarteto de cordas “Amadeus”, em Colônia. Ainda na Alemanha, foi professor de violino e trabalhou, entre outras, com a Heidelberger Kammerorchester. Atuou como spalla e solista e em cinco anos realizou mais de 500 concertos por todos os países da Europa Ocidental.
Já no Brasil, em 1995, ingressou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Dirigiu vários grupos de música de câmara com os quais tem mais de 10 CDs gravados e realizou concertos na Alemanha e na América do Sul com esses grupos. Foi professor de violino dos mais importantes festivais internacionais de música no Brasil e da Faculdade FMU/FAAM.
Em 2005, iniciou como regente, tendo como mestres Abel Rocha, Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky. Maestro e diretor artístico da "Orquestra do Pateo do Colégio”, regente adjunto da Orquestra HSBC, maestro e diretor musical do Festival Internacional de São José do Rio Preto, Diniz apresentou-se como spalla e Maestro Adjunto da Bachiana Chamber Orchester nos mais importantes teatros do Brasil.
Sua estreia internacional como Maestro no Carnegie Hall foi em 2008, em Nova York. No ano seguinte, voltou à mesma cidade para reger no Lincoln Center tendo como solista o pianista de Jazz David Brubeck, com grande sucesso de público e crítica. Regeu ainda artistas como Arthur Moreira Lima, Milton Nascimento, João Carlos Martins, Diana King e Cris Brubek. Em 2010, regeu as óperas “A Flauta Mágica”, de Mozart, e “La Serva Padrona”, de Pergolesi, e foi convidado para gerenciar a Orquestra da Companhia de Ópera Brasileira do Maestro John Neschling.
Os dois concertos são promovidos pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio da Academia Paraense de Música.
Serviço: Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), com regência do maestro Laércio Diniz. Dia 6 de maio, às 11h, no Theatro da Paz (apenas para escolas convidadas). Concerto da OSTP, com o maestro convidado Laércio Diniz. Dia 7 de maio, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do Theatro, a partir das 9h do dia do evento.