Educadores da RMB participam de workshop do SisPAE
A metodologia e os resultados do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) foram apresentados em mais um workshop da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), na manhã desta terça-feira, 5, no Hotel Regente, em Belém. Desta vez, quem está se apropriando do sistema são diretores de escolas, especialistas em educação que atuam na rede estadual e municipal de ensino, além de gestores de núcleos e coordenações das secretarias de Educação dos municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB).
Segundo a coordenadora do SisPAE, Conceição Brainer, os municípios precisam se apropriar dos resultados das análises pedagógicas para traçar os planos e projetos nas escolas. “É um momento de conhecer os resultados para redimensionar os projetos pedagógicos dessas escolas, identificar quais são as habilidadees que os alunos ainda não dominam e intensificar o trabalho em cima delas”, explicou ela.
Aplicado às escolas estaduais e municipais desde 2013, com adesão inicial de 73 municípios, o sistema anual visa oferecer informações para gestores, professores e técnicos sobre os avanços da aprendizagem do aluno e os fatores associados. Como uma das ferramentas do Pacto pela Educação do Pará, que pretende melhorar em 30% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 2017, o SisPAE alcançou a adesão de 141 municípios em 2014.
Para Maria Isabela Pessoa, do Núcleo de Informática Educativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec), a parceria com a Seduc apresenta bons resultados, que se somam aos das avaliações aplicadas pela rede de ensino municipal de Belém. “Nós acreditamos que os resultados contribuem principalmente para que o professor que participa das nossas formações continuadas fique sabendo quais são as dificuldades dos alunos e desenvolva estratégias para melhorar o desempenho em sala de aula”.
Para atingir as doze regiões de integração do Estado serão aplicados 18 workshops do SisPAE, pelo professor Guaracy Tadeu Rocha, da Fundação Vunesp, que orienta sobre a metodologia e as ferramentas do SisPAE, além de fazer as análises dos índices e fatores que impactam na melhoria da proficiência do aluno. Até o momento já foram realizados 13 workshops, com carga de oito horas de atividades. Os próximos serão em Abaetetuba, breves, Conceição do Araguaia e Castanhal.