Secretário reúne com servidores da segurança pública da região bragantina
Na última segunda-feira (4), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, cumpriu agenda de visitas aos municípios de Capanema, Bragança e Primavera, localizados na região bragantina. Foi a primeira agenda de uma série que o secretário deve cumprir em várias regiões do Pará com o objetivo de encontrar soluções na área.
Nas três cidades, o secretário foi à sede do poder legislativo municipal, visitou quartéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, unidades prisionais, delegacias, Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) e do Centro de Perícias Renato Chaves e reuniu com servidores da Segup. Na viagem à região Bragantina estiveram presentes o secretário adjunto de gestão administrativa, Claudio Lima; o delegado geral, Rilmar Firmino; o diretor de Polícia do Interior, Silvio Maués, além de comandantes da PM da região.
Em Capanema o secretário falou com cerca de 120 policiais civis e militares, entre oficiais e praças, que atuam na 6ª Região Integrada de Segurança Pública. Com os policiais militares, Jeannot Jansen tratou de temas como contratação de policiais militares (por meio de concurso), projeto de lei para a promoção de praças, condições de trabalho, estrutura de prédios, disciplina e capacitação permanente.
“Estou há pouco mais de quatro meses à frente da Segup e quero tomar conhecimento real das necessidades de pessoal e infraestrutura, a fim de avançar nas medidas de melhoria do Sistema”, declarou o secretário. Ele acompanhou a apresentação do balanço das atividades dos comandos da Polícia Militar e das Unidades da Polícia Civil de algumas das 19 cidades que abrangem a 6ª Risp, entre elas Bragança, Capitão Poço, Salinópolis, Primavera e Ourém.
O secretário visitou ainda, no centro da cidade, as instalações da unidade prisional de Capanema e as obras da primeira Unidade Integrada de Polícia, do interior, que devem ser entregues em dezembro de 2015. A UIP abrigará, em um só espaço, serviços de policiamento, serviço de identificação on line e atendimento psicossocial. A obra, orçada em R$ 3,2 milhões, foi iniciada em agosto do ano passado. A unidade terá núcleos das polícias Civil e Militar, salas de mediação de conflito, consultório de assistente social, arquivo, banheiros, refeitórios, centro de monitoramento e auditório para 90 pessoas.
Na cidade bragantina, o secretário prestou esclarecimentos na Câmara Municipal e recebeu algumas demandas, como a necessidade de reforço de policiamento na Vila Sinhá, bairro de 13 mil moradores e que enfrenta o problema de tráfico de drogas com o envolvimento de menores entre 12 e 14 anos. Recebeu ainda uma cópia de um requerimento para reforma da Casa Penal de Bragança. Em Primavera, a cerca de 200 quilômetros de distância da capital, Jeannot Jansen recebeu um documento, assinado por todos os vereadores, com o pedido de aumento de policiamento.