Fapespa e Unifesspa discutem parceria institucional
Com o objetivo de fortalecer a nova filosofia institucional e ampliar o relacionamento com as instituições de ensino e pesquisa do Pará, o presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Eduardo Costa, e o diretor científico do órgão, Alberto Arruda, estiveram reunidos com o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro, e com a diretora de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica da Universidade, Fernanda Ferreira, nesta terça-feira, 5, no campus da universidade, em Marabá.
Entre as pautas discutidas estão a construção de uma parceria para a produção de pesquisa de variação de preços regional, criação de uma agenda de atividades de qualificação com a realização de minicursos, oficinas, seminários, bem como a elaboração de editais regionalizados.
Outro ponto importante foi a possibilidade de assinatura de um termo de cooperação técnica para consolidar um escritório regional da Fapespa dentro da universidade para apoiar grupos de pesquisa da localidade. “A intenção é trazer a Fapespa para a realidade das regiões distantes da Região Metropolitana de Belém, a fim de melhor atender às demandas locais”, reforçou o presidente da Fapespa.
O reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, sinalizou para a viabilidade de concretizar a parceria entre as duas instituições. “Considero muito interessante, pois assim caminhamos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação da nossa região”, finalizou o reitor.