Maestro da Orquestra Filarmônica do Brasil encanta crianças no Theatro da Paz
Com a habilidade de quem entende de música e de quem tem o dom de conquistar crianças, o maestro Laércio Sinhorelli Diniz, regente titular da Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Orquestra Filarmônica do Brasil, esteve à frente do Concerto Didático da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), na manhã de hoje. Para uma plateia composta por cerca de oito escolas e 700 estudantes, de Belém e Castanhal, falou sobre cada um dos instrumentos usados e respondeu a perguntas das crianças. Amanhã, dia 7, às 20h, o maestro volta a se apresentar no palco do Da Paz, em concerto aberto ao púbico, com entrada gratuita.
Com um programa composto por obras clássicas conhecidas pelo público, como a abertura da Ópera "O Barbeiro de Sevilha" de G. Rossini, a “Sinfonia Nº 40”, de W.A. Mozart e a “Sinfonia Nº 5”, de L. V. Beethoven, Laércio conquistou os pequenos observadores. “Estou achando tudo muito legal, as músicas e esse lugar também”, opinou João Vitor Maués, de seis anos, estudante do 1º ano do Colégio Santo Antônio.
Já a estudante Jéssica Silva, de 10 anos, moradora do município de Castanhal, parecia estar encantada com o concerto. “Nunca tinha vindo aqui antes (no teatro), e nem visto uma orquestra de perto. Estou muito feliz”, disse ela imitando os movimentos do maestro, com as mãos.
Primeiramente as crianças foram apresentadas a cada um dos instrumentos. Em seguida, conheceram um pouco do papel do regente. “Há 300 anos, não havia a necessidade de maestro. Mas depois, as orquestras foram crescendo e surgiu essa necessidade de unir as opiniões, então surgiram os maestros”, explicou o Laércio Sinhorelli Diniz, sempre acompanhado de aplausos da plateia. Entre uma música e outra, três crianças foram convidadas para fazer o papel de maestro e reger a OSTP, assim como integrantes da Orquestra, também tiveram oportunidade de regê-la.
A gerente de Música da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) Marianne Lima, explica que o Concerto Didático, assim como o concerto de amanhã, é promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secult, com o apoio da Academia Paraense de Música e tem como objetivo principal “possibilitar que estas crianças e jovens conheçam um pouquinho do universo da música sinfônica, e se encantem por ela”.
O carioca Laércio Diniz começou a sua carreira internacional regendo a Bachiana Chamber Orchestra, no Carnegie Hall, em Nova York. Um ano depois, regeu o pianista David Brubeck, no Lincoln Center. Bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, na sigla em português), Diniz estudou violino na Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), sob a orientação de Ingeborg Scheerer, Saschko Gawriloff e Susanne Rabenschlag, e música de câmara com o quarteto Amadeus. No Brasil, teve como os mestres de regência Roberto Tibiriçá e Isaak Karabchewsky.
Maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Brasil, o maestro assumiu a regência da orquestra holandesa New Netherlands Orchestra em 2011, com a qual gravou o seu primeiro DVD pelo selo Aureus Records. Em 2012, gravou na Lituânia o álbum “Saudades do Brasil”, com obras de Villa-Lobos e Darius Milhaud, ao lado da Lithuanian National Symphony Orchestra.
Desde 2011, o maestro é patrocinado pelo projeto Maestro Capemisa, que promove apresentações nacionais e internacionais sob a batuta do regente titular, Laércio Sinhorelli Diniz, em várias partes do país. Para quem quiser conferir de perto atuação do maestro juntamente com a OSTP, terá oportunidade na apresentação dessa quinta-feira (07), que será aberta ao público, com entrada franca.
Serviço:
Concerto Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), com regência do maestro Laércio Diniz. Dia 7 de maio, às 20h, no Theatro da Paz. Entrada franca, com distribuição de ingressos na bilheteria do teatro, a partir das 9h do dia do evento.