Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa promove campanha em homenagem ao Dia das Mães

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/05/2015 16h55

Mãe coruja doa sangue” é o tema da campanha de incentivo à doação de sangue em comemoração alusiva ao Dia das Mães, que ocorre nesta sexta-feira, 8, e sábado, 9, na sede da Fundação Hemopa, em Belém, e na unidade de coleta Hemopa Castanheira, no térreo da passarela Pórtico Metrópole. A mobilização tem a finalidade de reforçar estoque do hemocentro, que ainda enfrenta dificuldades com a redução de aproximadamente 40% do comparecimento de candidatos à doação. A meta é de 100 coletas por dia.

Com vasta programação, a ação estratégica vai estimular também a doação de vidros com tampas plásticas para o Banco de Leite Materno da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Nos dois dias de campanha, será oferecido café da manhã com frutas das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). Haverá ainda distribuição e sorteio de brindes doados por instituições parceiras.

A programação também vai dar orientações e ofertar serviços de saúde e beleza (podologia, massagem, maquiagem, chapinha, escova e sobrancelha), customização de roupas em parceria com os alunos do curso de Design de Moda, da Faculdade Estácio, e apresentação do Coral do Hemopa e de alunos da Fundação Carlos Gomes.

Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, a campanha também será divulgada no shopping Castanheira, na BR-316, km 1, em estande com técnicos do Hemopa, que repassarão informações sobre o evento e farão a distribuição de material educativo sobre a doação voluntária de sangue.

A dona de casa Cynthia Neves Simões, 37, mãe de um casal de filhos, de 15 e 12 anos, foi ao hemocentro nesta quarta-feira fazer a primeira doação voluntária de sangue. Ela achava que o processo fosse demorado, mas se surpreendeu com o tempo em que passou na coleta. “Foi muito tranquilo e rápido. Viemos aqui doar especificamente para a mãe de um amigo e, depois dessa, vou me tornar uma doadora frequente”, assegurou.

Acompanhada do marido Sandro Simões, a voluntária destacou a influência e o exemplo que os pais dão para os filhos. “Minha filha mais velha está muito empolgada para doar, nos pergunta sempre se ao completar 16 anos vamos autorizar. Tentamos educar nossos filhos mostrando a importância de ajudar o próximo. Somos espelhos deles”, declarou.

A gerente de Captação de Doadores reforça o convite para antigas e novas doadoras. “Estamos confiantes no sucesso da ação com a participação maciça de mulheres, que atualmente representam 32% das coletas efetivadas”, comentou, informando que a ação tem extrema importância para elevar o número de doações na sede do hemocentro e na unidade Hemopa Castanheira.

A campanha tem o apoio das seguintes instituições: Escola Técnica de Enfermagem DNA, Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias, Associação Agentes da Comunidade, Grupo de Mulheres Luluzinhas, Igreja Adventista - Projeto Vidas por vidas, A Partilha, Casa da Mulher Municipal, Mary Kay, Carinho do Pé, Ceasa, Projeto Mãos que Ajudam, Santa Casa de Misericórdia do Pará, Nawt-Life, Estácio/ FAP, Fundação Carlos Gomes e Doceria Abelhuda, entre outros.

O Hemocentro Regional de Castanhal, no nordeste paraense, fará campanha de doação de sangue em homenagem ao Dia das Mães, nesta quinta, 7, e sexta-feira, 8, com o objetivo de reforçar estoque estratégico da unidade que atende a rede hospitalar da Região do Salgado. A meta é de 70 coletas, e o atendimento vai de 7h30 às 13h.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal. Para fazer o cadastro de doadores de medula óssea, o candidato deve estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e faz coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao shopping Castanheira, na BR-316, e funciona no mesmo horário. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.