Redenção recebe audiência pública do PPA para Região do Araguaia
Ações em infraestrutura, saúde e educação foram as principais demandas encaminhadas por representantes dos setores produtivos, profissionais liberais e sociedade civil durante a quinta audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), que congregará as metas estruturantes do governo para o período de 2016 a 2019. O encontro ocorreu na sexta-feira (8), no município de Redenção, sul do Pará.
Principal produtora de bovinos do Pará e quarta maior região de integração, o Araguaia reúne 15 municípios, com uma população de mais de 500 mil habitantes. Na reunião, coordenada pelo secretário de Planejamento, José Alberto Colares, os participaram expuseram anseios de melhoria e ampliação quanto às condições das vias de escoamento dos produtos agropecuários, que atraem crescentes divisas econômicas para a região e, consequentemente, para o Estado, aumentando as demandas estruturais e nas áreas de educação e saúde.
A diretora de Socioeconomia da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), Geovana Pires, apresentou o perfil socioeconômico do Araguaia, assinalando as potencialidades e possibilidades de áreas ainda por serem incentivadas economicamente. As informações são oportunas para a discussão entre governo e produtores das diversas regiões que recebem audiências do PPA.
O público presente, com muitos estudantes e representantes de grande parte dos municípios da região, reafirmou a importância do ato democrático para a configuração de um pacto entre o governo e a sociedade na busca de soluções para os problemas colaterais de uma crise nacional. “A descentralização da escuta demonstra o compromisso desta gestão com o desenvolvimento local, ao olhar cada região a partir da diversidade”, disse o funcionário público Heldon Alves.
"É hora de opinar, de participar das decisões da região", reforçou o vice-governador Zequinha Marinho, conclamando a participação dos presentes. "O Estado quer um compromisso firmado com uma população participante", afirmou. O prefeito de Redenção, Vanderley Coimbra, convidou os participantes a encaminharem os pleitos. "Este ato estende a oportunidade de escuta a todos", frisou.
José Alberto Colares lembrou a todos o prazo de recepção das demandas. “Esta escuta não acaba aqui. As proposições podem ser encaminhadas à Seplan até o fim do mês, presencialmente, pelos correios ou pelo site da Seplan”, informou o secretário. Outras seis audiências serão feitas ainda, nos municípios de Tucuruí, Paragominas, Breves, Capanema, Belém e Castanhal.