Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Programação de 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo ganha campanha de doação de sangue

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2015 13h08

Em comemoração aos 150 anos da Batalha Naval de Riachuelo, comemorado nesta quarta-feira, 13, a Marinha do Brasil realizará campanha nacional de doação voluntária de sangue. A mobilização tem o objetivo de elevar o estoque de sangue da hemorrede brasileira. Em Belém, o Comando do 4º Distrito Naval (Com4ºDN) promoverá a campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, nos dias 13, 14 e 15,  em parceria com a Fundação Hemopa, que receberá o voluntariado na sede do hemocentro. A meta será de mil doações de sangue.

Dentro da programação, assistentes sociais do hemocentro ministram palestra nesta segunda-feira, 11, à militares no Centro de Instrução Comandante Brás de Aguiar (Ciaba), sobre a importância da participação da sociedade no processo da doação voluntária de sangue, além de esclarecer dúvidas sobre a temática, com o objetivo de sensibilizar o maior número de candidatos à doação.

A presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva, parabeniza e agradece a iniciativa. “É muito importante fazer parte desse evento, que marca a data Magna da Força. Teremos muita satisfação em receber as doações desses militares que já nos ajudam durante o ano com sua solidariedade”, ressaltou.

Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a campanha vai suprir o estoque do banco de sangue, que vem enfrentando dificuldades com a redução do comparecimento do voluntariado. “Dependemos da parceria das instituições e da sociedade. O êxito de nossas ações está ligado ao nível de solidariedade de cada um. Agradecemos essas mobilizações em favor da vida”.

Pode doar sangue qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 16 e 69 anos e pese acima de 50 quilos. É necessário portar documento de identidade original e com foto e deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três. Adolescentes de 16 e 17 anos só podem doar com a autorização dos pais ou de um representante legal.

Serviço:
A Fundação Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, 2109, e realiza coleta de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. A Estação de Coleta Hemopa-Castanheira fica no térreo da passarela Pórtico Metrópole, que dá acesso ao Castanheira Shopping, na BR-316, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800 280-8118.