Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa celebra 70 anos do curso de Enfermagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2015 16h05

Em comemoração aos 70 anos do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Escola de Enfermagem Magalhães Barata (EEMB), localizada na avenida José Bonifácio, em Belém, realiza de 11 a 17 de maio uma diversificada programação para professores e alunos da área. O momento será para apresentar a trajetória do primeiro curso de Enfermagem da Região Norte, refletir sobre a história do campus IV e debater sobre os desafios ao longo dos anos.

No dia 11, de 8h às 20h, ocorrerá a II Semana do Perdão Solidário da Biblioteca Leontina Gomes nos 70 Anos da EEMB. A atividade consiste na isenção da suspensão de alunos inadimplentes na biblioteca em troca de materiais utilizados em pequenos reparos de livros como papéis, cola e fitas. No dia 12, às 9h, está marcada a conferência “A Trajetória de Vanguarda da Enfermagem no Cenário Nacional e Amazônico”. No restante do dia e parte da noite, ocorrerão os minicursos Suporte Básico de Vida e Metodologia de Trabalhos Científicos.

A coordenadora do curso, professora Terezinha Vieira da Silva, falou sobre a programação. "O minicurso de Suporte Básico de Vida vai ensinar como ocorre a parada cardíaca, reanimação cardiopulmonar. Já o outro minicurso é um preparo para trabalhos científicos, regras da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)".

No dia 13, às 14h, a professora Terezinha, juntamente com o reitor da Universidade, Juarez Quaresma, e a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde(CCBS), Ilma Pastana Ferreira,  farão um pronunciamento na audiência pública em homenagem à Uepa e aos 70 anos da EEMB, no auditório da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).  

Nos dias 14 e 15, de 10h às 22h, os visitantes do Shopping Pátio Belém, na travessa Padre Eutíquio, poderão conferir gratuitamente a exposição Escola de Enfermagem Magalhães Barata: 70 Anos de História.

A programação encerra no domingo, 17, com a II Caminhada da Saúde, a partir das 8h, no Portal da Amazônia. Os interessados deverão se inscrever no hall de entrada da Escola de Enfermagem, de 9h às 18h. A taxa de inscrição será de R$ 10 e cada participante terá direito a uma camisa. As inscrições encerram na sexta-feira, 15, às 18h.

História - A Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Uepa foi a primeira instituição a ofertar na Região Norte o curso de Enfermagem.  A instituição foi criada em 1944 pelo sanitarista João de Barros Barreto e por Waldir Bouhid, diretor do Departamento Nacional e do Departamento Estadual de Saúde, a partir do Decreto N° 174, de 10 de novembro de 1944.

A primeira turma formou 16 alunas. Elas receberam outorga de grau em 5 de agosto de 1949. Anos depois, as enfermeiras formadas passaram a constituir o corpo docente da Escola. Na década de 50, houve a aprovação das disposições para o ingresso via vestibular. Até então, o processo seletivo acontecia por intermédio de entrevista, apresentação de atestado de sanidade física e mental e de bons costumes, e realização de teste de português e matemática.

A década de 80 foi marcada pela construção do novo prédio da Escola com 16 salas de aulas. No mesmo período houve o primeiro Concurso Público para professor auxiliar, que preencheu 15 vagas.  Com a criação da  Uepa, constituída pela Lei 5747, de 18 de maio de 1993, e instalada em definitivo em 5 de abril de 1994, a Escola de Enfermagem foi incorporada à nova estrutura universitária e passou à categoria de curso de graduação em Enfermagem do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Com o decorrer dos anos, o ensino de Pós-Graduação lato sensu alcançou avanços significativos com a implantação de onze cursos, além de certificar os quatro Cursos de Especialização em Enfermagem Modalidade de Residência, em parceria com o Hospital Ophir Loyola. O ensino de Pós-Graduação stricto sensu também se desenvolveu com a primeira turma do Mestrado em Enfermagem, em parceria com a Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O resultado gerou a titulação de 14 mestres em enfermagem. Dez deles, professores da Uepa.

Em 14 de setembro de 2005, teve início a proposta do projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que envolveu a UFRJ e Uepa, por meio da Escola de Enfermagem Anna Nery e da Escola de Enfermagem Magalhães Barata. Após várias reuniões, firmou-se o convênio de Doutorado Interinstitucional em Enfermagem, concretizado em 2009. O resultado de mais esse convênio proporcionou a titulação de 13 doutores em enfermagem.

Hoje - Atualmente, a Universidade já formou mais de 1.700 enfermeiros. O curso adota como base filosófica a dimensão humana do cuidado no exercício da profissão como prática de assistência em todos os níveis do ensino, da pesquisa e da administração da assistência e dos serviços de saúde.  

A coordenadora do curso, professora Terezinha, conta que sente-se orgulhosa em fazer parte dessa história. "Eu me formei pela Uepa. Desde 1990 sou professora. Fui chefe do Departamento por cinco anos e durante três anos tenho sido coordenadora do curso. A gente tem os 70 anos como uma alegria. Hoje estamos com uma enfermagem atual. Contamos com um Mestrado em Enfermagem em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e atuantes grupos de pesquisa sob a coordenação de professores doutores e mestres  na área de Enfermagem’’, conclui.