Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LITERATURA

Oscar Fussato Nakasato fortalece tema da XIX edição da Feira do Livro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
11/05/2015 17h05

Entre os escritores convidados da XIX Feira Pan Amazônica do Livro está o autor paranaense Oscar Fussato Nakasato. Além da carreira de sucesso e do brilhante currículo, a presença do escritor em Belém favorece o tema da Feira, que este ano faz referência aos “120 anos do Tratado de Amizade entre o Brasil e o Japão”. A XIX edição da Feira do Livro será realizada no hangar, de 29 de maio a 7 de junho. O Encontro Literário com Oscar Fussato Nakasato ocorrerá no dia 1º de junho, às 19h, no auditório Dalcídio Jurandir.

"Nihonjin"será lançado durante a Feira e será tema do Encontro Literário com o autor. “Na ocasião, pretendo falar sobre o livro e tudo o que o envolve, desde a imigração japonesa até a literatura de memórias”, antecipa Nakasato. A obra "Nihonjin", de Oscar Fussato, foi vencedora dos prêmios Benvirá de Literatura, Bunkyô de Literatura em Língua Portuguesa e do concorrido ‘Prêmio Jabuti’, na categoria romance. O livro conta a história de um imigrante japonês que chega ao Brasil no começo do século 20 em busca de riquezas.

Neto de japoneses e filho de brasileiros, Nakasato foi criado entre as duas culturas. O autor é graduado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Apucarana. Essa será a primeira vez que o escritor participará da Feira e estará na Amazônia.

“Nunca estive no Pará ou em outra parte da Amazônia. Coincidentemente eu conversei com uma pessoa que morou durante cinco meses em Tailândia e ficou encantada, principalmente com a alegria e a humildade do povo. Ela disse que se pudesse escolher um lugar para viver escolheria Belém. Quando soube que iria à cidade, me disse para não voltar sem conhecer a feira Ver-o-Peso, um lugar onde o visitante, segundo ele, mergulha na cultura popular. É o que ouvi recentemente sobre o Pará. Fiquei bastante curioso. Sei, também, que é um estado que recebeu muitos imigrantes japoneses ao longo do século XX e conheço pouco sobre essa história. Gostaria de saber mais sobre esse fluxo imigratório, o qual parece ter características diferentes em relação à imigração que ocorreu na região sudeste”, revelou.

Para Nakasato, eventos como a Feira do Livro têm um papel fundamental no incentivo à leitura. “Acredito que cumprem um papel importante na difusão da literatura no país. Não são somente pavilhões que abrigam estandes para a venda de livros. São espaços de encontro entre escritores e o público, de debates sobre literatura e de apresentações culturais. As feiras de livros e eventos análogos promovem verdadeiramente a aproximação do leitor com o livro”, analise.

Sobre a expectativa com relação à primeira visita à Feira Pan Amazônica do Livro, o autor é enfático. “Espero conhecer uma feira pujante, com muitas pessoas interessadas em literatura. Sei que é um evento tradicional e de muito prestígio, então estou, também, um pouco apreensivo com a responsabilidade”, conclui.