Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Emater faz diagnóstico da cadeia produtiva do açaí

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/05/2015 10h57

Técnicos dos escritórios de Santa Izabel e Ananindeua da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realizarão, a partir desta terça-feira, 12, até a quinta-feira, 14, o Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Açaí na região do Tacajós (Rio Guamá), no município de Santa Izabel do Pará, e posteriormente nas ilhas de Ananindeua.

O trabalho será responsável pela alimentação de um banco de dados georreferenciados sobre as Unidades de Produção Familiares atendidas pela Emater, em Santa Izabel do Pará, e dará continuidade à parceria entre Emater e comunidades de Flexal, Cacoal e Caraparu, que já realizaram em novembro de 2014, 80 Cadastros Ambientais Rurais e mapeamento das áreas.

Os técnicos do escritório de Ananindeua visam potencializar os aspectos sociais produtivos e ambientais das culturas do açaí, banana e do cacau, para atender posteriormente 150 produtores e 300 famílias, nas ilhas de João Pilatos, Viçosa, Santa Rosa e Sororó, com a perspectiva de levantamento das cadeias produtivas desses produtos.

O objetivo é melhorar a qualidade dos produtos a partir do levantamento completo das cadeias produtivas, no caso do açaizal nativo, desde os produtores até os batedores, em Santa Izabel.

No caso de Ananindeua, segundo Marcos Ribeiro, engenheiro de pesca e chefe do escritório local, o diagnóstico completo da cadeia do açaí, banana e cacau atenderá uma demanda tanto da Emater, quanto da Prefeitura Municipal e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).