Trabalho integrado da Segup desarticula venda de drogas em casa na Marambaia
Numa grande operação que reuniu integrantes das Polícias Civil, Militar, Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe) do Pará e Centro de Perícia Científica Renato Chaves, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) deteve, na noite desta segunda-feira, 11, e madrugada desta terça-feira, 12, 72 pessoas que estavam em uma casa de shows, localizada na rua Rodolfo Chermont, bairro da Marambaia.
Durante a ação integrada, a secretaria flagrou 13 pessoas, entre elas um menor de idade que foi encaminhado à Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), atuando na venda de drogas. Dos flagrantes registrados, quatro eram de tráfico de entorpecentes, dois relacionados a furto e roubo de veículos, três de porte ilegal de arma de fogo e três casos de foragidos do sistema penal. Um deles foi direto para o regime fechado, após ter destruído a tornozeleira eletrônica que portava.
Quase um quilo de cocaína foi apreendido e dentre as três armas recolhidas, uma era de calibre 38. O trabalho dos agentes de segurança teve início na noite desta segunda e foi finalizado na manhã desta terça. A casa de festas foi interditada por conta da presença de menores de idade. É a segunda grande operação integrada com esse perfil. A primeira ocorreu no bairro da Terra-Firme, no estabelecimento conhecido pelo nome de "Bom Bar".
O resultado, considerado positivo pelo coordenador da operação, Claudio Galeno, é fruto do Disque-Denúncia 181, serviço oferecido gratuitamente pela Segup. “Esta é a segunda ação com essa amplitude e é decorrente do trabalho de inteligência das Polícias Civil e Militar, mas também resultado das ligações feitas pelo 181”, explicou o diretor Metropolitano da Polícia Civil.
A Polícia Civil reforçou o atendimento na Seccional da Marambaia com mais uma delegada e um escrivão para realizar os procedimentos. Participaram da ação o Grupamento de Pronto-Emprego (GPE) das Delegacias de Furto de Veículos (DFV) e de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e Divisão de Homicídios, entre outros.
Já a PM destacou efetivos dos Comandos de Missões Especiais (CME) e Operações Especiais, além das Rondas Ostensivas Tática Metropolitana (Rotam) com Apoio a Motocicletas (Rocam).