Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTA DO CAJÁ

Curionópolis festeja 27 anos com recorde na produção de taperebá

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/05/2015 16h00

Curionópolis, no sudeste do Pará, completou 27 anos no último dia 10 de maio no posto de um dos maiores produtores de taperebá (também conhecido como "cajá") do Pará e do Brasil. Atualmente, o extrativismo anual gira em torno de 200 toneladas e envolve o trabalho de 120 famílias atendidas pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), a maior parte delas, assentada da reforma agrária.

Com o apoio da Emater, as frutas são quase todas vendidas in natura para duas cooperativas de agricultores familiares da região, que fornecem a polpa congelada para a merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O excedente é aproveitado nas próprias comunidades, que são continuamente capacitadas para incluir o taperebá nas refeições diárias, sob diversas formas: de suco a ingrediente de bolo.

O ponto alto da cadeia produtiva no município é a Festa do Cajá, celebrada sempre no fim da safra, que dura de janeiro a abril. Este ano, o evento, promovido pela Emater, foi realizado em 11 de abril. “É uma atividade que vem despontando com força e cuja expansão e profissionalização a Emater tem apoiado com mais direcionamento há cerca de cinco anos. Uma das iniciativas mais transformadoras que estamos buscando é o plantio de mudas e a educação para que as árvores nativas não sejam derrubadas”, explica o chefe do escritório local da Emater em Curionópolis, o técnico em agropecuária Jorge Lima.

Ainda segundo Lima, as tendências são o beneficiamento pelos próprios extrativistas, o que aumentará a margem de lucro e a liberação de crédito rural.