Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANEJAMENTO

Regiões do Lago de Tucuruí e Tocantins recebem a sexta audiência pública do PPA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/05/2015 09h42

Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o sexto município a receber a audiência pública de preparação ao Plano Plurianual 2016-2019 foi Tucuruí, na manhã desta terça-feira (12), nas dependências do sindicato de produtores rurais daquele município.

Gestores e técnicos da Seplan já percorreram as cidades de Santarém, Itaituba, Altamira, Marabá e Redenção para receber proposições e demandas a serem incorporadas ao plano de investimentos do Governo para o período compreendido entre 2016 e 2019.

Cerca de 250 pessoas, entre autoridades das Regiões de Integração do Lago de Tucuruí e Tocantins, representantes de associações e sociedade civil, participaram da reunião e fizeram seus pleitos por meio de manifestações orais e escritas, além de entregar documentos com relação sistematizada das ações julgadas prioritárias para os municípios.

A mesa de abertura foi constituída pelo secretário de Estado de Planejamento, José Alberto Colares; pelos prefeitos Sancler Ferreira, de Tucuruí, e Benjamin Tasca, de Itupiranga; pela deputada estadual Eliane Lima; pelo vereador Luis Tavares Diniz; pelo promotor de justiça de Tucuruí, Breu Branco e região, Charles Pacheco e por José Gaspar, presidente do sindicato anfitrião do encontro.

Os trabalhos foram iniciados pelo secretário José Colares, que fez uma explanação sobre o PPA e como essa ferramenta de gestão necessita da participação popular. "Queremos firmar um compromisso com seriedade, com a realidade e as necessidades de cada região e por isso estamos aqui, para ouvi-los, e só depois elaborar o PPA”.

Em seguida, Eduardo Costa, presidente da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), apresentou o perfil socioeconômico e ambiental das duas regiões de integração ali representadas.

A outorga de terras, infraestrutura de acesso e escoamento da produção, além do próprio incentivo à produção econômica, a partir das vocações locais, foram temas largamente comentados e discutidos. “Esta iniciativa demonstra o compromisso do governo”, afirmou Leonildes dos Santos Costa, presidente da Associação do bairro Nova Matinha. “Acredito agora que tudo vai dar certo”, completou.

Cleane Pereira, secretária geral da Associação comunitária do bairro do Getat (ou Caripé), avalia a realização da audiência. “É muito importante que nossos representantes estejam presentes para ouvir essas demandas, as nossas necessidades, e por isso não podemos deixar passar a oportunidade de fazer também nossos pleitos localizados”.

A gerente do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa, aplaudiu a reunião na cidade. “É um momento ímpar e o Governo cumpre seu papel quando vem até a população discutir um novo modelo de gestão”, avaliou.

As audiências públicas não se esgotam nas cidades e as contribuições podem ser encaminhadas via internet pelo link http://www.seplan.pa.gov.br/ppasite/participacao-social.php