Governo do Estado fortalece parcerias com empresas internacionais
O governador Simão Jatene parte, no sábado, 16, em missão internacional para a Argélia. A viagem foi aprovada em reunião conjunta, nesta semana, pelas Comissões de Constituição e Justiça e de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa do Estado.
O Governo do Pará está reforçando parcerias com empresas que devem se instalar no estado nos próximos anos, como é o caso da Cevital International, especializada em produtos alimentícios, com sede na Argélia, que pretende investir na área de armazenagem e processamento de grãos no Pará.
Após diversas reuniões ocorridas em Belém, o governador Simão Jatene irá encontrar executivos e conhecer a multinacional de perto, além de realizar reuniões que devem confirmar a instalação da empresa - uma das maiores compradoras de açúcar e óleos comestíveis do mundo - em território paraense.
Na Argélia, o governador irá visitar as unidades de produção de açúcar, óleo e margarina situadas em Bejaia e uma usina em Larabaa. Também está prevista uma visita técnica à Ceviagro, um braço da empresa na área do agronegócio, além de reuniões com empresários argelinos.
No Pará, a Cevital pretende implantar, em três anos, complexos portuário e agroindustrial no Porto de Vila do Conde, no município de Barcarena, e em Santarém, no oeste do Estado. A empresa também anunciou interesse em participar de consórcios para viabilização da Ferrovia Paraense (veja link abaixo), que ligará o sul do Pará ao Porto de Barcarena e, numa segunda etapa, ao futuro porto de Colares, no nordeste paraense.
Apesar de autorizado para se ausentar até o dia 28 de maio, o governador deve retornar ao Pará já na próxima semana. Enquanto Simão Jatene estiver em missão internacional, o vice-governador, Zequinha Marinho, responde pelo Executivo Estadual.
Sobre este assunto, leia também:
Multinacional argelina garante instalação de filial no Pará
Governo do Pará autoriza empresa a aprofundar estudos para viabilizar ferrovia estadual