Grupo de Trabalho da Merenda Escolar conhece produção familiar em Paragominas
Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) participam nesta quinta, 14 e sexta-feira, 15, de uma visita técnica ao município de Paragominas, no nordeste paraense, com o objetivo de conhecer experiências bem sucedidas do município com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A visita faz parte do planejamento do Grupo de Trabalho da Merenda Escolar, coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), para a elaboração de um projeto que visa melhorar a implementação do Pnae. Compõem ainda o GT a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), além da Emater.
Na quinta-feira à noite, a comitiva formada por dez representantes, junto com uma equipe da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitará a Escola de Educação de Jovens e Adultos Roberto Fernandes, para observar a dinâmica de execução da merenda.
Na sexta-feira, visitará a Escola Comunitária do Uraim, localizada na Colônia de mesmo nome, e em seguida a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Uraim, que fornece ao município produtos da agricultura familiar e conta com o apoio da Emater na emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), elaboração de projetos de financiamento rural para as atividades produtivas e orientação técnica na produção.
“De acordo com dados da prefeitura local, hoje no município a merenda é 100% abastecida pela agricultura familiar. Conhecendo essas experiências, o GT pretende reaplicar os mesmos processos em outros municípios”, ressalta o engenheiro de produção da Emater, Lysmar Freitas.