Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Aplicativo Governo Digital Mobile rende homenagem à Prodepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/05/2015 16h46

O aplicativo Governo Digital Mobile, desenvolvido e lançado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) em dezembro de 2014, renderá à empresa homenagem durante o ShowTech, evento que celebra a descoberta e premiação das soluções de tecnologia e informação inovadoras que tenham sido implementadas na região Norte por gestores de tecnologia. A solenidade será a partir das 19 horas desta quinta-feira, 14, na sala Mário de Andrade do hotel Crowne Plaza, em Belém. O diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Lourenço Monteiro, representará a Prodepa.

O Governo Digital Mobile é uma ferramenta virtual voltada para acelerar o atendimento das demandas da sociedade perante os órgãos públicos do governo do Estado. Com ele é possível notificar pelo celular possíveis dificuldades de conexão nos pontos de acesso livre à internet, os hotzones. O app também oferece serviços dos Bombeiros, Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). O principal objetivo do aplicativo é facilitar a interação entre a sociedade e os órgãos estaduais e, assim, melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados à população. O aplicativo está disponível para as plataformas Android e iOS.

Uma das principais características da ferramenta é permitir que os usuários acompanhem o andamento das queixas e tenham respostas sobre elas. Além disso, também trabalha com o georreferenciamento. Com isso, a localização é obtida automaticamente quando a pessoa faz o cadastro no aplicativo. Ao fazer a queixa, três cores indicam o andamento do processo para o usuário: a vermelha, que significa que a queixa foi registrada no sistema; a amarela, quando a situação for encaminhada à unidade responsável pela área; e a verde, que indica ao cidadão que o problema foi solucionado pelo órgão.

Nos casos em que, para ser resolvido, o problema leva um pouco mais de tempo, a cor azul indicará esta situação ao usuário. Além disso, o usuário também será informado do andamento através do e-mail cadastrado no aplicativo. Também é possível fazer o envio de fotos, reclamações e sugestões. Todo o material é encaminhado ao órgão responsável, que faz o constante monitoramento da ocorrência.

Caso haja alguma informação relevante a comunicar, basta acionar o aplicativo, escolher entre as opções disponíveis e encaminhar as informações. O sistema registra essa demanda imediatamente e encaminha ao usuário um e-mail atestando que ela foi cadastrada com sucesso. As demandas feitas pelo usuário ficam registradas na tela do aplicativo para o acompanhamento do usuário, com o status da reclamação (agendado ou solucionado).