Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa seleciona bolsistas para programa de iniciação científica

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/05/2015 17h05

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) torna público o edital de seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação. As inscrições deverão ser feitas a partir desta quarta-feira, 13, ao próximo dia 3 de junho.

Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário de indicação de bolsista, do plano de trabalho do aluno, da planilha de pontuação e do Currículo Lattes, disponíveis no site http://paginas.uepa.br/propesp. Os documentos deverão ser impressos e entregues na Propesp, localizada no Prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Telégrafo), além de serem enviados, todos em formato PDF e Word, devidamente preenchidos, para o e-mail:pibiccnpqbolsa@gmail.com, até o dia 3 de junho. Não serão aceitas documentações em outros formatos.

O orientador de cada trabalho deve ser docente ou técnico do quadro permanente da Uepa, ou professor visitante; ter experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos; ser pesquisador com o título de doutor, para concorrer às bolsas do Pibic/ CNPq, Pibic-AF/ CNPq e Pibiti/ CNPq, ou ser pesquisador com título de doutor ou mestre, para concorrer às bolsas Pibic/ Fapespa, além de ser pesquisador com título de doutor, mestre ou especialista com atuação no interior para concorrer às bolsas Pibic/ Uepa, Pibic-AF/ Uepa e Pibiti/ Uepa.

É obrigação do coordenador orientar o bolsista nas diferentes fases do trabalho científico, incluindo a elaboração dos relatórios parciais, finais e as publicações de artigos para a divulgação dos resultados em congressos, seminários e eventos; incluir o nome do bolsista em publicações e trabalhos apresentados em eventos científicos, cujos resultados tiverem a participação efetiva do bolsista, além de acompanhar obrigatoriamente a apresentação destes, por ocasião do Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa.

Para se candidatar a uma bolsa, o estudante deverá seguir as regras disponíveis no edital. São elas: ser estudante regularmente matriculado e apresentar bom desempenho acadêmico comprovado por histórico escolar; ter obrigatoriamente Currículo Lattes atualizado nos últimos seis meses; apresentar resumo dos resultados finais da pesquisa, sob forma de apresentação oral no Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação da Uepa, em 2016, entre outras.

São ofertadas, ao todo, 123 bolsas distribuídas para todos os subprogramas. A cota de bolsas do subprograma Pibic/ Fapespa será informada quando definida pela agência. As bolsas terão duração de doze meses, entre os meses de agosto de 2015 e julho de 2016. O valor das bolsas será de R$ 400 por mês, durante a vigência.

A avaliação das propostas submetidas será feita em única etapa, pelo Comitê Científico da Uepa, no período de 8 a 30 de junho, com base no mérito acadêmico-científico do Plano de Trabalho e na produção científica do orientador, considerando os últimos cinco anos (2010-2014), devidamente registrada no Currículo Lattes do solicitante, que será verificada na base de dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O resultado preliminar será divulgado  no dia 7 de julho, cabendo recurso de 8h às 14h do dia 8 e também do dia 9 do mesmo mês. O resultado final será divulgado no dia 14 de julho.

<