Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEJUDH

II Encontro do Trabalho do CONED debate atualização da Política sobre Drogas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/05/2015 15h28

O Conselho Estadual sobre Drogas (CONED-PA), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, promoveu na manhã desta sexta-feira, 15, o II Encontro de Trabalho e I Encontro dos Municípios, realizado no auditório do Hotel Regente, em Belém. Durante a programação, voltada à atualização da Política sobre Drogas, os participantes foram divididos em grupos para o debate de temas correlatos à pauta central.

Além do secretário de Justiça e Direitos Humanos do Pará, Michell Durans, o II Encontro de Trabalho contou com a presença do presidente do CONED/PA, Walmir Gomes; do representante do Tribunal de Justiça do Pará, Manoel Cristo Alves; do representante do Ministério Público, Dr. Aldir Viana; do presidente do Conselho Estadual Antidrogas do Mato Grosso do Sul, Dr. Sérgio Harfouche; da coordenadora municipal de Política sobre Drogas e representante da Prefeitura de Belém, Martha Seixas; da representante da Federação das Comunidades Terapêuticas e Ongs Antidrogas do Pará (FECONGAD), Nauci Maranhão; membros do CONED e dos profissionais em geral que atuam no enfrentamento ao uso de entropecentes.

“É fato que já avançamos muito, mas ainda precisamos melhorar. O CONED tem um papel fundamental na política sobre drogas e esse encontro é o momento de discutirmos nossas demandas e prorpormos soluções”, ressaltou o titular da Sejudh, Michell Durans, que parabenizou o Conselho pela iniciativa. “Em um Estado com tamanha diversidade, como o Pará, é necessário discutirmos e lutarmos pelo fortalecimento de políticas públicas voltadas a essa questão das drogas, que é uma calamidade silenciosa. Nesse sentido, o evento de hoje representa uma oportunidade ímpar para expormos as nossas peculiaridades e propormos ações que contemplem a realidade do Estado”, concluiu.

O presidente do CONED, Walmir Gomes, ressaltou o objetivo do I Encontro de Municípios, de promover fluxos contínuos e permanentes de ações e informações, em âmbito estadual e municipal, que favoreçam processos de planejamento e a efetivação da Política sobre Drogas. “Esse evento tem uma importância estratégica para o alinhamento das políticas nacional e estadual no que diz respeito à oitiva da sociedade para garantir medidas mais efetivas e realistas sobre o problema das drogas, bem como para a descentralização e municipalização definitiva da referida política por meio da implantação dos Conselhos Municipais Sobre Drogas (COMADs)”, declarou.

A programação da tarde foi aberta pelo presidente do Conselho Estadual Antidrogas do Mato Grosso do Sul e membro do Conselho Nacional sobre Drogas (CONAD), Dr. Sergio Harfouche, que fez a exposição “A importância de se potencializar a política sobre Drogas através dos Conselhos Municipais”. “Os COMADs são o resultado de uma convergência de esforços, de dedicação e de voluntariado”, afirmou Harfouche, ressaltando que a receita para o sucesso do trabalho dessas entidades é a soma dos esforços dos profissionais que as integram.

O evento seguiu com a formação dos Grupos de Trabalhos (GTs) para debate dos eixos Prevenção, Tratamento e Reinserção Social, Redução de Danos e Redução da Oferta Repressão. O objetivo dessa dinâmica foi debater e produzir propostas de políticas sobre o tema em questão, que se juntarão as propostas do I Encontro de Trabalho, realizado no ano passado, e em seguida serão analisadas pelos órgãos competentes que tratam do assunto.

O encontro foi encerrado com uma homenagem aos assistentes sociais que participaram do evento, em comemoração ao dia dedicado a esse profissional (15 de maio), e ainda com uma apresentação musical do Dr. Aldir Viana e de Antônio José Sena, ex-usuário de droga e Conselheiro do CONED.