Programa Jovem de Futuro define escolas para ações estratégicas
O Programa Jovem de Futuro, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Unibanco, visa potencializar os projetos desenvolvidos pelas escolas da rede estadual pública de ensino em Belém e interior do Estado para aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem nas unidades escolares. Em um novo formato a partir de 2015, serão atendidas 87 escolas – 63 em Belém, onze em Santarém e 13 em Marabá, em 2015 e 2016.
Esse atendimento, envolvendo aspectos estruturais da gestão escolar, abrangerá as unidades de ensino em Escolas de Tratamento (as que serão trabalhadas pedagogicamente no programa) e Escolas de Controle (as que terão seu funcionamento observado e analisado no programa). Para definição desses dois grupos, será feito o sorteio das escolas de Tratamento e de Controle a partir das 9h30 de segunda-feira (18), no auditório da Seduc.
O sorteio terá a presença de gestores e especialistas das escolas de Belém e será acompanhado, via webconferência, pelos dirigentes e técnicos das escolas de Santarém e Marabá. Técnicos da Seduc e Instituto Unibanco fizeram a apresentação oficial do Jovem de Futuro aos gestores e demais representantes das escolas de Santarém, no dia 13, e de Marabá, no dia 14.
Parcerias – O Jovem de Futuro visa incrementar processos pedagógicos nas escolas, mediante a atuação conjunta de gestores, professores, servidores, estudantes e pais de alunos, a fim de que possam ser alcançados de forma mais abrangente e positiva resultados na relação ensino-aprendizagem. No programa, as Escolas de Tratamento receberão assessoria técnica oferecida pela Seduc e Fundação Unibanco.
As Escolas de Controle terão as ações avaliadas por especialistas. Ao final da execução das atividades, será analisado o resultado do conjunto de ações propostas e executadas pelo programa nas Escolas de Tratamento, comparando-se com os resultados nas escolas de Controle. Em seguida, as escolas de Controle receberão o mesmo acompanhamento oferecido às de Tratamento.
“A intenção do Jovem de Futuro é potencializar a gestão escolar por meio da participação dos profissionais que atuam nas escolas e nas unidades administrativas (Unidades Saúde na Escola – USEs e Unidades Regionais de Educação – UREs), e metodologias apropriadas a esse processo”, destaca a coordenadora do Programa Jovem de Futuro na Seduc, Michely Alves, que, ao lado do gestor local da Fundação Unibanco, Leônidas Martins, participa do sorteio das escolas para as ações do programa.