Emater garante crédito rural para famílias agricultoras em Ulianópolis
Vinte e duas famílias agricultoras dos Projetos de Assentamento Floresta Gurupi, Paragominas Faiscão, Rio das Cruzes e da comunidade do KM 60, na zona rural de Ulianopolis, nordeste do estado, foram contempladas com recursos oriundos do Programa Nacional de Fortalecimento à Agricultura Familiar (Pronaf) nas linhas A, Mais Alimentos, A/C (custeio) e Jovem, que somados totalizam R$ 682.278,00, para incremento da pecuária leiteira, criação de aves, mandiocultura e outras culturas agrícolas.
Os projetos foram elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e viabilizados pelo Banco da Amazônia. “Os recursos se destinam à aquisição de um trator, 151 bovinos – entre matrizes e reprodutores -, insumos para criação de galinha caipira - que é o caso do Pronaf Jovem -, cultura da mandioca, além de melhoria na infraestrutura das propriedades”, diz o chefe do escritório local da Emater, José Francisco Seixas.
Para Francisco Nunes, criador de gado, do PA Paragominas Faiscão, “a aquisição dos animais financiados irá proporcionar um aumento significativo na produção de leite e queijo, devido ao melhoramento genético dos animais adquiridos e da assistência técnica da Emater local”. Já para João Mesquita, que cultiva mandioca e paricá em seu lote no PA Floresta Gurupi, “a perspectiva é de aumento da renda com o plantio de uma variedade de mandioca mais produtiva, aliado a assistência técnica da Emater”.