Uepa oferta bolsas de iniciação científica para alunos do ensino médio
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), torna pública a seleção de propostas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – Ensino Médio (PIBIC-EM). As inscrições ocorrem desta segunda-feira (18) a 3 de junho. O programa objetiva despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional em escolas públicas ou privadas do Estado.
Para se candidatar a uma bolsa, os interessados precisam seguir as regras disponíveis no edital, entre elas: estar regularmente matriculado em escola pública ou privada do Estado; ter currículo atualizado na plataforma Lattes; não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa; apresentar, ao completar seis meses de bolsa, um relatório parcial, que deverá observar o limite de doze páginas, contendo as atividades desenvolvidas no período, entre outras.
A inscrição deve ser feita na Propesp, no Prédio da Reitoria (Rua do Una, 156, Bairro Telégrafo), de 8h às 14h , com os seguintes documentos: formulário de inscrição da proposta; currículo Lattes do orientador proponente registrado na plataforma; plano de trabalho para os bolsistas; comprovante de aprovação de projeto de pesquisa do orientador na Uepa (quando houver) e comprovante de participação do orientador em Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O orientador deve ser técnico efetivo com titulação mínima de mestre; ter experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos; não estar afastado ou licenciado integralmente da Instituição até a data de execução do projeto; coordenar ou participar de pelo menos um projeto de pesquisa cadastrado na Propesp até a data de implementação da bolsa; manter o currículo atualizado na Plataforma Lattes e participar, como líder ou pesquisador, de um grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
É obrigação do coordenador indicar o bolsista para a Propesp e informar o afastamento das atividades do projeto por qualquer motivo, inclusive a participação, com ou sem bolsa, em outro programa nacional ou internacional; acompanhá-los durante todo o desenvolvimento do projeto e solicitar, a seu critério, o desligamento do bolsista, devendo para tal apresentar uma justificativa formal.
As propostas serão julgadas por uma Comissão de Avaliação Interna constituída por cinco membros, indicados pela Diretoria de Pesquisa da Propesp de 8 a 30 de junho. O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de julho, e o final no dia 14 do mesmo mês. Em caso de indeferimento, o interessado terá o prazo de dois dias para recorrer da decisão. Mais informações: (91) 3233-4138 ou [email protected].