Emater capacita agricultores de São Miguel do Guamá para horticultura orgânica
Vinte e duas famílias da Comunidade São Raimundo, no Km 7 da rodovia PA- 322, em São Miguel do Guamá, nordeste paraense, participam desde a segunda, 18, até a sexta-feira, 22, de um curso sobre hortaliças orgânicas ministrado pelo técnico em agropecuária Rômulo César de Jesus, chefe do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater).
Assistidas pela Emater desde o ano passado, cada família mantém, em média, 20 canteiros de horticultura tradicional. Com o apoio também da Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Pará (Fecat), em 2015 o grupo começou a fornecer cheiro-verde, alface e cebolinha, entre outros produtos, para entidades filantrópicas do município, como asilos, creches e centros de recuperação, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
As aulas do curso são todas práticas e ministradas diretamente nas plantações. A proposta da Emater é incentivar, em nível gradativo, o processo de transição agroecológica, na busca por alimentos mais saudáveis, pela preservação ecológica e de um sistema mais seguro para os próprios agricultores.
“Promovemos ações continuadas para conscientizar os agricultores de que um modelo de agricultura orgânica, sem o uso de agrotóxicos, é possível e, no caso, até mais lucrativo, porque o controle biológico de pragas e doenças e a biofertilização podem se dar com materiais de que as famílias já dispõem naturalmente nas propriedades, como o tucupi”, explica Rômulo de Jesus.