Secretário fala de ações e metas para fortalecer a saúde pública
O novo titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vítor Mateus, reforça o compromisso de contribuir com o fortalecimento da saúde pública no Pará. “O Governo do Pará tem feito um grande esforço de investir em estrutura, e agora temos que desenvolver outra etapa. Nossa meta principal é melhorar a eficiência da Sespa. Para isso, precisamos adequar os instrumentos de gestão que respondam à altura e, assim, caracterizar melhor eficiência”, explicou.
Segundo o secretário, o trabalho terá como foco a reestruturação da regionalização para dar resposta à saúde pública do Estado. Segundo ele, os hospitais regionais têm uma função importante em cada uma das localidades estratégicas onde são instalados. “Precisamos definir o perfil desses hospitais de acordo com o quadro epidemiológico das regiões. A ideia é criar fortes parcerias com os municípios para que eles também possam ter o apoio do Estado. Isso pode ajudar no desenvolvimento da atenção básica, além de contribuir para a atenção especializada”, destacou.
Vítor Mateus informou que já está sendo construído um plano diretor para o alinhamento das ações futuras a serem desenvolvidas. Os trabalhos já se iniciaram, inclusive com reuniões entre diretorias e responsáveis pelos setores da Sespa. “Estamos trabalhando fortemente na construção desse plano, que engloba tópicos importantes na área de nefrologia, obesidade e de atenção e prevenção às doenças crônicas. A população almeja ser bem assistida e ter ações humanizadas”, disse.
Para o secretário, o grande desafio é dar resolutividade e eficiência aos serviços prestados à população. Ele disse que a meta é fazer essa combinação para que se alcancem bons resultados. “Precisamos preparar melhor nossa equipe para construirmos um modelo de gestão mais apropriado à atual realidade. Garantia de acesso aos serviços, como consultas, exames e agendamento de cirurgias em tempo hábil e programado. Vamos alargar isto para diminuir a demanda, pois não podemos penalizar a população com espera. A fila tem que acabar, e o nosso papel é dar resposta pra isso”, destacou o secretário.
Victor Mateus explicou que a ideia é cumprir as metas das políticas de saúde com qualidade, de forma que se diminua o risco de as pessoas adoecerem e estarem expostas aos agravos que causam doenças. “Se a gente fizer isso bem feito, com propósito, com uma equipe qualificada dentro da secretaria, teremos no futuro melhores condições de vida e consequentemente de saúde”, concluiu.
<