Escolas estaduais na região metropolitana de Belém retomam atividades
Com 84,71% das escolas estaduais funcionando total e parcialmente, mais alunos voltaram às aulas nesta quarta-feira, 20, na Região Metropolitana de Belém (RMB). Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o dia foi marcado pela retomada dos professores efetivos e a certeza de que as aulas estão voltando à normalidade.
Segundo levantamento da 7ª Unidade da Seduc na Escola (USE 7), oito escolas localizadas nos bairros de São Brás e Guamá já estão com atividades normais. São elas Lar de Maria, Bento XVI, Nossa Senhora das Graças, Rosa Gatorno, Bira Barbosa, Luiz Otávio Pereira, Madre Zarife Sales e Santos Dumond, que retomou as aulas na segunda-feira, 18. As escolas Augusto Meira, Paulo Maranhão, Barão do Igarapé-Miri e Alexandre Zacarias de Assunção estão funcionando com professores contratados e efetivos.
Segundo a gestora da USE 7, Carmen Lúcia Souza, é crescente o aumento no número de professores e alunos que retomam as aulas todos os dias. Só na escola Augusto Meira 15 professores efetivos já retornaram às atividades nesta semana. “Foi importante a parceria com a comunidade, diretores, professores e pais de alunos. Falamos da necessidade de priorizar as aulas por conta das avaliações que os alunos terão no segundo semestre, como a Prova Brasil e o Sispae”, diz.
Os alunos da escola Alexandre Zacarias de Assunção também esperavam ansiosos pela volta das aulas. Segundo a diretora, Ana Cristina Carneiro, a escola já está funcionando com nove professores contratados e sete efetivos. Enquanto as aulas não são normalizadas, os alunos do terceiro ano recebem reforço para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os outros alunos fazem revisão para tirar as dúvidas sobre as dificuldades relacionadas às disciplinas do primeiro e segundo anos do ensino médio.
A escola XV de Novembro, que funcionou no primeiro mês da greve com um pequeno quantitativo de professores, já está funcionando normalmente com o retorno dos 25 professores efetivos. No total, são 790 estudantes do ensino fundamental maior e menor.
Rotina – Das 20 escolas da 3ª Unidade Seduc na Escola (USE 3), 15 já voltaram a funcionar normalmente, incluindo as escolas Rui Barbosa, Marluce Pacheco Ferreira, Benedito Chaves Mendes Seara, Vila Nova Carvalho, São Pio X, José Alvares de Azevedo, Paes de Carvalho, Rui Barbosa, Rui Barbosa (Anexo I), General Gurjão, Tiradentes I, Padre Benedito Chaves, Santa Maria de Belém e o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP). Já na USE 4, dez das 18 escolas integrantes já voltaram a funcionar normalmente.
As aulas também foram normalizadas na escola Dom Pedro I, no Conjunto Marex, pertencente à USE 1, com o retorno dos professores na semana passada. Desde a paralisação, a escola funcionava com atividades voltadas para os alunos que todas as turmas do terceiro ano do ensino médio. “A gente não parou porque os professores pensaram muito em não nos prejudicar e decidiram com muita dificuldade conseguir levar as aulas”, comentou Rafaely Lavaredo, 17 anos, estudante do terceiro ano do ensino médio.
O número de alunos também vem crescendo na Escola Paulino de Brito, na Avenida Almirante Barroso. Cerca de 280 alunos haviam retornado às aulas na manhã de segunda-feira. “Daqui para frente, a tendência é aumentar o número de professores. Agora, o apelo é para os outros alunos retornarem às aulas”, disse a diretora da escola, Raimunda Ferreira. Professores efetivos das escolas Souza Franco e Pedro Amazonas Pedroso, na Avenida Almirante Barroso, também já retomaram as atividades. (Colaborou Julie Rocha)