Técnicos de Santarém recebem treinamento em agricultura de baixo carbono
Começa nesta segunda-feira, 25, em Santarém, a capacitação de 25 técnicos extensionistas locais nas práticas de agricultura de baixo carbono. O curso integra o cronograma aprovado para este ano para ações de difusão tecnológica pelo comitê gestor do Plano Estadual de Agricultura de Baixo Carbono. O Plano ABC é coordenado, no Estado, pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). Ainda em 2015, um curso semelhante deverá ocorrer na cidade de Paragominas, em julho.
“Serão capacitados um total de 50 técnicos, 25 em cada um dos cursos, que receberão informações sobre técnicas de recuperação de pastagens, plantio em sistemas agroflorestais e plantio direto ministradas por doutores da Embrapa”, explica o diretor de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Local da Sedap, Luiz Pinto. Os técnicos também terão a oportunidade de conhecer quais a linhas de crédito e condições oferecidas pelo Banco do Brasil e pelo Banco da Amazônia para a agricultura de baixo carbono na Amazônia.
“A ideia é que, após os cursos, os técnicos capacitados repassem os conhecimentos adquiridos para os produtores rurais de suas regiões de atuação de forma a expandir as áreas onde se aplicam técnicas agrícolas de baixo carbono no Pará, reduzindo impactos ambientais e tornando a agricultura paraense cada vez mais sustentável”, afirma Luiz Pinto.
A programação em Santarém será aberta, na segunda-feira, às 9 horas, pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Hildegardo Nunes. A capacitação vai até o dia 29, sexta-feira. Durante este período, os técnicos vão receber orientações sobre recuperação de pastagens degradadas, sistemas agroflorestais e sistema de plantio direto repassadas pelos pesquisadores da Embrapa, Moacyr Bernardino Dias e Osvaldo Riohey Kato. O treinamento será realizado no Barão Center Hotel.