Sedap realiza seminário sobre o Açaí nesta sexta-feira
O cenário econômico do açaí no Pará e no Brasil, o potencial de produção do fruto em sistemas na várzea e na terra firme, assim como os gargalos para a expansão do cultivo serão debatidos durante o II Seminário sobre Cultivo do Açaizeiro no Pará, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), nesta sexta-feira (29), na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém, no horário de 8h às 17 horas.
Atualmente, o Pará é o maior produtor nacional de açaí, com uma produção de 795 mil toneladas de frutos e uma área plantada superior a 143 mil hectares, de acordo com os dados do IBGE de 2014. Os principais municípios produtores no Estado são Igarapé-Miri, Abaetetuba, Bujaru, Cametá e Limoeiro do Ajuru.
No último Censo Agropecuário foram cadastradas 12.804 propriedades onde o açaí é cultivado no Pará. Com relação ao processamento, o Estado possui pelo menos 10 mil batedores artesanais. Com o aumento da procura pelo produto, em 2014, a venda de polpa e mix de açaí para o mercado brasileiro e internacional injetaram cerca de R$ 225,7 milhões na economia local.