Círio de Nazaré tem ampla cobertura dos profissionais da Secom
Mais um Círio de Nazaré se aproxima. Em 2017, a festa religiosa chega a 225ª edição. E para divulgar uma das maiores manifestações de fé do mundo, profissionais da imprensa encaram, a partir de sexta-feira, 6, a jornada de procissões oficiais, além dos eventos paralelos que engrandecem a festividade.
Quem já está preparado e promete uma ampla cobertura do Círio de Nazaré é a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Produtores, repórteres, fotojornalistas, cinegrafistas e motoristas estarão em campo para acompanhar toda a programação. Outra equipe - social medias e editores – estará de prontidão, publicando todo o conteúdo levantado antes, durante e após a grande procissão do segundo domingo de outubro, ponto máximo da festa Nazarena. Agência Pará e mídias digitais do Governo do Pará serão os canais oficiais atualizados em tempo real.
Além da cobertura, a Secom irá disponibilizar para profissionais de imprensa uma sala especial na Escola de Governança do Pará (EGPA), para todos que irão cobrir a trasladação e a grande procissão do Círio. Para ter acesso, basta apresentar o crachá na portaria do órgão. No local, os profissionais poderão escrever matérias, enviar e-mails, carregar a bateria dos seus equipamentos e descansar.
A jornalista Bianca Teixeira adianta que neste ano a cobertura, durante as procissões, será factual, mas destaca também a produção de um material especial que abre as atividades oficialmente. “Para este ano, vamos falar sobre os Círios pelo estado, dando destaque ao Círio de Vigia, o mais antigo. A partir da história dele, dos personagens e símbolos daremosstart para os Círios que virão, entre eles, o de Belém. Teremos fotos especiais, vídeos e texto”, explica.
“A Secom, pela Tv Agência, está produzindo uma série de vídeos que abordarão a maior manifestação do povo católico paraense. Esse trabalho envolve toda a secretaria e, como foi ano passado, os vídeos produzidos serão veiculados na TV Cultura e nas redes sociais do Governo do Estado”, conta Antenor Filho, coordenador da TV Agência.
Assim como nas outras frentes, o planejamento digital está pronto. Petterson Farias, responsável por esta atividade, explica que as mídias sociais serão canais de interação com o público, a partir do conteúdo produzido pelas equipes que estarão em campo. “Queremos transmitir os sentimentos do momento para quem estiver acompanhando pela internet. Nosso trabalho é integrado para cobrir todos os detalhes de diferentes perspectivas”, pontuou.
Devoto de Nossa Senhora de Nazaré, o repórter Márcio Flexa cobrirá as manifestações de fé do Círio. “Eu sou um dos repórteres que estarão em campo para trazer as informações e, não vou negar, com certeza vou me emocionar. Pessoal e profissionalmente é um momento único por ser uma pauta especial para os paraenses. Sou católico e cresci frequentando a Basílica de Nazaré, então minha relação com o Círio fará a diferença ao produzir o conteúdo”, explica.
Com a bagagem de já ter acompanhado mais de trinta Círios por um veículo oficial, o fotojornalista Carlos Sodré não esconde a emoção. “Todos os anos eu me emociono, choro, oro em agradecimento e peço proteção durante a pauta. Busco a foto perfeita para que aquele momento especial não seja esquecido. Faço com amor”, conta o profissional que está pronto para mais uma cobertura.